Livro ajuda a entender comportamento do consumidor

Escrita pelo argentino Martín Tetaz, obra lançada pelo selo Planeta Estratégia propõe uma mudança radical na forma de pensar e de entender o comportamento do consumidor

Para entender o funcionamento da mente humana e mostrar como isso interfere nas decisões que cada um toma diariamente, o autor argentino Martín Tetaz apresenta o novo livro “Psychonomics - Como o funcionamento da mente ajuda a definir nosso comportamento consumidor”, lançado no Brasil pelo selo Planeta Estratégia, da Editora Planeta.

Economista e especialista em psicologia cognitiva, Martín Tetaz buscou dados curiosos e relevantes para modificar radicalmente a compreensão das pessoas de como a economia funciona. A proposta do autor é mostrar que, ao entender como a mente humana atua no comportamento dos consumidores, muitos problemas econômicos sejam evitados.

“O fato de nossas emoções interferirem em nos­sas decisões não é necessariamente algo negativo. Acredito que as emoções são vetores informativos, maneiras que a natureza encontrou de resumir dados relevantes”, pontua o autor.

Para construir o conceito de psicoeconomia, Martín Tetaz mergulhou no universo da psicologia cognitiva. Para isso, buscou inspiração em grandes nomes da economia e da psicologia para mostrar, entre outros conceitos, que ao compreender o funcionamento do sistema de memória é possível entender questões como: os motivos que fazem o dólar subir no país; por que as campanhas de prevenção ao tabagismo, ao alcoolismo e uso de drogas não funcionam; e também o que é necessário fazer para que as pessoas se comportem como os planejadores de políticas públicas desejam.

Além disso, o autor questiona que, apesar de existir uma relação óbvia entre economia e psicologia, as duas disciplinas estão em direções opostas e, por isso, ninguém estuda o que as pessoas de fato fazem quando en­tram no supermercado ou, até mesmo, o que levam em consideração quando tomam decisões capazes de interferir no futuro, como qual carreira seguir, quando e onde trabalhar, com quem casar, quantos filhos vai ter ou planejar a aposentadoria.

“Os modelos que são aprendidos nos cursos de economia su­põem que os seres humanos são máquinas absolutamente racio­nais, capazes de realizar milhões de cálculos por segundo sem nenhum custo, com o objetivo de maximizar sua utilidade, mesmo quando ninguém tenha conseguido estabelecer, até o momento, o que é concretamente a utilidade”, define Martín Tetaz.

Sobre o autor

Martín Tetaz é graduado em Economia pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, e pós-graduado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Buenos Aires. Palestrante, consultor de negócios, colunista e autor de inúmeros artigos científicos, é também professor de Economia Política na UNLP e de Introdução à Economia. Autor de três livros, entre eles Psychonomics - sua primeira obra publicada no Brasil -, Martín Tetaz é ainda pesquisador regular no Instituto de Integração da América Latina.

Serviço

Psychonomics  Como o funcionamento da mente ajuda a definir nosso comportamento consumidor
Autor - Martín Tetaz
Planeta Estratégia (Editora Planeta)
Tradução - Carolina Caires e Olga Cafalcchio
Páginas - 256
Preço - R$ 46,90

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro