Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer

Foto - Divulgação

A Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional São José dos Campos, com o apoio do Parque Vicentina Aranha dão início, em 02 de outubro de 2018, terça-feira, às 19h30, à exposição Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer, com uma cerimônia de homenagem às vítimas da bomba atômica. 

A mostra, com entrada gratuita, ficará em cartaz de 02 a 28 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 09h às 21h, no Parque Vicentina Aranha, localizado na Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana - São José dos Campos/SP.

Todo o material da exposição veio diretamente do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima. São 30 pôsteres com imagens e textos informativos e cinco DVDs que reúnem testemunhos dos sobreviventes, documentários e animações japonesas.

Foto Divulgação

Hiroshima e Nagasaki

O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 06 e 09 de agosto de 1945, respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas foram mortas nos ataques, e outros milhares sofreram graves sequelas pela exposição à radiação.

A tragédia guardou histórias simbólicas como a da menina Sadako Sasaki, que é retratada na exposição. Personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação teve leucemia, e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz.

Sobre a Mostra

Desde de 2010, a Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com a Associação Médica de Hiroshima e a Prefeitura de Hiroshima, inauguraram a exposição Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!, com sessões de filmes, fotos e cartazes que contam a história do lançamento da bomba de Hiroshima e Nagasaki e suas terríveis consequências. A exposição recebeu mais de 1.200 visitantes, entre médicos, alunos de escolas e público em geral. A exposição itinerante atingiu cerca de 27 mil até a presente data, em 13 cidades.

Serviço

“Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer”
Cerimônia de abertura - 02 de outubro de 2018, terça-feira, às 19h30
Exposição - de 02 a 28 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 09h às 21h
Local - Parque Vicentina Aranha
Endereço - Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana – São José dos Campos
Informações e agendamento de grupos: (12) 3911-7090 - Recepção. 

Comentários