Esquadrão Curioso: precisamos falar sobre fake news com as crianças


Novo livro infantojuvenil do jornalista Marcelo Duarte ajuda a identificar e ensina como combater as notícias falsas


O garoto de 12 anos recebeu o pai em casa todo exultante com a notícia que ele havia visto naquela tarde na internet. A reportagem chamou tanto a sua atenção que ele correu para compartilhar com os amigos pelas redes sociais: "Cheirar o pum do parceiro prolonga a vida e evita doenças". O pai achou a história um tanto estranha e disse que aquilo poderia ser mais um caso de "fake news".


O garoto insistiu: "Claro que não, pai. Veja aqui: a notícia fala que foram cientistas que fizeram a descoberta". Pois era notícia falsa mesmo, como ficou constatado um dia depois num blog que desvenda mentiras virtuais. O pai e o filho em questão eram o jornalista Marcelo Duarte e seu caçula, Antonio. Essa conversa despertou o interesse de Marcelo e esse foi o ponto de partida do livro "Esquadrão Curioso - Caçadores de Fake News", primeira obra do tema voltada aos jovens, que a Panda Books lançou no último dia 17 de setembro.


"Fake News" é um assunto que entrou definitivamente na sala de aula. E esse tema estará em evidência nos próximos anos. Professores estão mostrando como as crianças e os jovens precisam estar preparados para não cair em armadilhas. O livro é inteiro baseado em "fake news" que foram efetivamente publicadas (e compartilhadas aos milhares) no ano passado. Para combater essa mentiras, num clima de muita ação e suspense, um grupo de garotos funda o "Esquadrão Curioso". São eles Isabela, Pudim, Leo e Débora Nota Dez. O vilão Fake Nilson e seu assistente, Engodo, comandam a "maior organização mentirosa do país".

Os dois querem desmoralizar o trabalho de pesquisa dos garotos e fazem de tudo para eles caírem numa dessas notícias falsas. Tem o ataque de discos voadores na Romênia, um telefone celular com 800 anos de idade, uma capa que deixa qualquer um invisível e até uma chuva de baleias. Os vilões conseguirão atingir seu objetivo?


"Esquadrão Curioso - Caçadores de Fake News" traz de volta os alunos do Colégio Pedro Álvares Cabral, que estiveram presentes em "O Mistério da Figurinha Dourada", lançado em 2017. 


Para os professores que usarão o livro em sala de aula, os editores destacam que uma das habilidades abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a busca e a seleção de fontes confiáveis e análise de informações e, dessa forma, favorecer o desenvolvimento de uma atitude crítica em relação ao noticiário jornalístico.

Sobre o autor


Formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Marcelo Duarte é fundador da editora Panda Books. Como jornalista, trabalhou nas revistas Placar, Playboy e Veja S. Paulo, todas da Editora Abril, entre 1984 e 1998. Estreou como escritor em 1995, com o livro O Guia dos Curiosos, que deu origem a uma coleção já com nove volumes. Esquadrão Curioso é seu 29º livro.

Sinopse

Primeira obra voltada ao público juvenil a tratar desse tema, o livro tem como protagonistas um grupo de alunos de 11 anos do Colégio Pedro Álvares Cabral formado por Isabela, Leonardo e Pudim. Estimulados por um trabalho sobre notícias falsas que aparecem nas redes sociais, o trio resolve criar o Esquadrão Curioso com o objetivo de desvendar vários casos de fake news que circulam por redes sociais.

Ficha técnica


Esquadrão Curioso - Caçadores de Fake News
Autor - Marcelo Duarte
Editora - Panda Books

Páginas - 112
Preço - R$ 29,90

Clique Aqui para mais informações

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro