Dani Mattos traça panorama da ópera em curso em São Paulo

A cantora e regente Dani Mattos. Foto - Divulgação

Encontros abordam a história da música e seus movimentos; o universo da ópera; as transformações pelas quais a música passou; o desenvolvimento do gênero; teatros de ópera pelo mundo, seus principais compositores e cantores

A cantora e regente Dani Mattos ministra nos dias 26 de setembro e 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro o curso “ Por quê Ópera Hoje?”, uma série de seis encontros, abertos ao público em geral.

O curso acontece no Atelier Paulista, em Pinheiros. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: atelierpaulista@gmail.com

De acordo com a regente Dani Mattos, o curso tem como proposta traçar um panorama sobre a ópera, o cenário de seu surgimento, desenvolvimento e atualidades. “Por meio de audição comentada de árias e aberturas de um conjunto de obras operísticas iremos abordar, de forma original, a singularidade atemporal deste gênero que une música, poesia e teatro”, explica. As aulas expositivas serão ilustradas por vídeos, música e debates. 

Sobre Dani Mattos

É regente, cantora e educadora. Coordena o grupo vocal Poucas e Boas há doze anos. Realiza projetos no campo expandido da música que são viabilizados por incentivos de políticas públicas, entre eles: sarau poético-musical “Vinícius, o poeta amador”; a oficina de musicalização “Villa-Lobos para Todos”; a roda de samba com apresentação de poemas e curiosidades sobre a cidade de São Paulo “Cronistas da Cidade”; a aula show sobre a importância das artistas de rádio para uma afirmação do feminino “A Época de Ouro da MPB no Rádio, uma visão feminina”. Também coordena um espaço cultural no qual promove apresentações e trabalhos de artistas.

Sobre o  Atelier Paulista

A cantora Dani Mattos está atuando em novo espaço em Pinheiros: o Atelier Paulista, reconhecido local de pesquisa em Arte. Criado em 1980 pelas artistas Branca de Oliveira e Marilu Beer como um centro independente de estudos e produção em arte, o Atelier promove atividades multi e interdisciplinares: experimentações artísticas, residências, oficinas, cursos, palestras e encontros entre expoentes de diversos campos culturais (audiovisual, performance, música, literatura, filosofia, etc.).

Serviço

Curso: Por quê Ópera Hoje? – Dani Mattos
Datas - 26 de setembro e 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro - Sempre as quartas-feiras - 6 encontros
Horário - 20h30 às 22h
Investimento: 2 parcelas de R$ 340 ou R$ 605 à vista
Local: Atelier Paulista
Endereço - R. Amália de Noronha, 301, Pinheiros (5 min. do metrô Sumaré)
Informações - telefone 55(11) 3082-9217

Programa 

Aula 1 - Definição de ópera; estrutura e nomenclatura; Seu surgimento: a Camerata fiorentina (Monteverdi, Bardi); A revolução na temática e na linguagem musical, reflexo de um novo pensamento; O papel da orquestra. Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.

Aula 2, 3 e 4 - A ópera e sua evolução na Itália e na Europa; opera seria (dramma per musica) e opera buffa (commedia dell’arte); Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.

Aula 5 - Missa cantada e ofertório (Bach e Haendell).

Aula 6 - Teatros de ópera; Wagner e a dissolução do tonalismo; Audição de ópera selecionada e posterior análise.



Comentários


Fque por dentro