corpo-concreto: um livro com poemas inevitáveis

Poeta, compositora, atriz e jornalista Brisa Marques lança o seu segundo livro de poesias, intitulado “corpo-concreto”


“Um livro com poemas inevitáveis”. É assim que a escritora mineira Brisa Marques define o seu segundo livro de poesias, “corpo-concreto”, que será lançado no dia 26 de setembro, quarta-feira, às 20h, na Casa Plana (rua Fradique Coutinho, nº 1139, Pinheiros), com entrada franca. A obra é ilustrada por Clarice Panadés e a editora responsável é a Impressões de Minas (Selo Leme), de Belo Horizonte. No dia do lançamento, está programada uma performance apresentada pela autora e pela ilustradora.

Composto, em sua maior parte, por poemicros, nomeados assim pela autora, o livro tem como temática principal o corpo. “O corpo aparece na obra do início ao fim. É uma questão muito forte na minha vida. Este trabalho é uma maneira de dizer sobre o meu corpo, sobre os corpos que habitam o mundo, sobre esse corpo que existe, nasce, cresce, morre. Esse corpo que às vezes é leve, às vezes pesado. Esse corpo que tem prazer, que sente, que levanta, que quebra, que se machuca, que sangra, que respira”.

Brisa Marques conta que “corpo-concreto” é resultado de um trabalho de várias épocas, guardado em gavetas. Ao organizar esse material, começou a perceber que havia poemas que tratavam do universo feminino, do amor, do corpo, da solidão, da queda, da morte – às vezes irônicos, às vezes absurdos. “Reuni essas temáticas e vi que elas faziam sentido num contexto geral. É uma seleção sucinta, com linguagem simples, direta e com senso de humor, nada epopeico. É tornar “concreto” um projeto que tenho desde que nasci: lançar livros”, pontua.

Ilustrações de corpo-concreto são poemas desenhados


O livro corpo-concreto é ilustrado pela artista Clarice Panadés. “As ilustrações foram um presente. Eu senti a necessidade de ter uma linguagem ali que não era a escrita. Clarice também tinha essa história dos desenhos guardados em gavetas. A vida nos tornou muito amigas. Ela sempre ia na minha casa mostrar seus desenhos e num belo dia acendeu a luz: ela seria a ilustradora.” Para Brisa, as ilustrações trouxeram um olhar que nem a própria escritora tinha sobre os poemas. “A Clarice engrandeceu essa obra. Os desenhos reconfiguraram os espaços. Ela disse muitas coisas que eu não consegui.”

Serviço


Lançamento do livro do livro de poesias corpo-concreto
Autora - Brisa Marques

Ilustrações - Clarice Panadés

Data - 26 de setembro
Local - Casa Plana
Endereço - Rua Fradique Coutinho, nº 1139 - Pinheiros - São Paulo

Horário -  20h
Entrada franca

Ficha técnica

Corpo-concreto
Autora - Brisa Marques
Ilustrações - Clarice Panadés
Editora - Impressões de Minas - Selo Leme
1ª edição - 2018
Páginas - 98
Valor - R$ 40,00

Clique Aqui para mais informações


Comentários