Concerto infantil “Sinfonia das Bruxas” na Sala São Paulo

Bailarinas perna de pau. Foto - Divulgação

Espetáculo temático para toda a família reverte bilheteria para o tratamento do câncer infantojuvenil

A Sala São Paulo será palco para uma festa com as músicas mais bruxuleantes do repertório clássico mundial num espetáculo para toda família, dia 06 de outubro às 11h. O elenco é composto pelo maestro João Maurício Galindo, Juan Alba, Luciana Carnielli, bailarinos, cantores e Sinfonieta TUCCA Fortíssima, o texto e a direção são de Paulo Rogério Lopes.


Com músicas de Paul Dukas, Tchaikovsky, Purcell, Weber e Gluck, “Sinfonia das Bruxas” é uma homenagem aos personagens que sempre encantaram as histórias - e as músicas.

Juan Alba e cantores. Foto - Divulgação
Em comemoração aos 20 anos da TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, todos os espetáculos da temporada são inéditos, apresentando diversos gêneros musicais e convertendo 100% da bilheteria para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer assistidos pela ONG, em parceria com o Hospital Santa Marcelina.

Sinopse


Era uma vez um Reino muito, muito encantado, porque era nele que viviam todas as Bruxas do mundo. Fazia tempos que não acontecia nada empolgante naquele Reino: todas as Princesas já haviam sido desencantadas, todos os Dragões já tinham sido domesticados e todas as Torres-Prisões tinham virado estacionamento de Vassouras. Até que uma incrível notícia correu por entre todos os Pântanos: Carabose, a Rainha das Bruxas, ganhou um bebê: uma Bruxinha!


Danse La Danse. Foto - Divulgação
Todos daquele Reino imediatamente foram convidados para a Festa que apresentaria a herdeira do Trono das Bruxas. Vieram Magos e Feiticeiros, Ogros e Duendes, Vampiros e Lobisomens e até mesmo os Fantasmas apareceram. E cada convidado trouxe para a Princesa Bruxa um presente especial: uma Bola de Cristal, um Caldeirãozinho para preparar o mingau, uma Vassourinha modelo infantil, um Chapéu pontudo de tricô, etc. 

Mas, antes que a última das Bruxas Madrinhas pudesse dar o seu presente, eis que se ouviu nos Salões de Carabose o som que mais colocava medo em todas as Bruxas, Magos e Feiticeiras: o tilintar dos sinos que anunciam o aparecimento de uma Fada! O Pânico foi geral, pois todos sabem que Fadas e Bruxas estão "de mal" desde sempre. E, para piorar a situação, não era ninguém menos que a mais poderosa de todas: a Fada Madrinha, que, mesmo sem ter sido convidada apareceu para “presentear" a nova Princesa das Bruxas.

A Bruxa Carabose ainda tentou consertar a situação, dizendo que os Morcegos tinham entrado em greve e por isso o seu convite não foi entregue, mas foi em vão, a Fada Madrinha daria o seu presente por bem ou por mal: antes de completar seus 500 anos, a Princesa espetaria seu dedo na agulha de uma Roca e ficaria acordada para todo o sempre - o que deixaria a pobrezinha cansada demais para fazer bruxarias.

Foi então que a última das Bruxas Madrinhas teve a brilhante ideia de esconder a Princesa em um lugar de onde ela não pudesse espetar seu dedo onde quer que fosse: as Cavernas do Hades, de onde ninguém nunca conseguiu sair, graças a vigilância do Cão de 3 Cabeças.

O que antes pareceu uma boa ideia, acabou se tornando um grande problema, pois se o Hades era um lugar de onde ninguém poderia sair, a Princesa permaneceria nele trancada mesmo depois de ter completado seus 500 anos. Mas, nada mais podiam fazer e a Princesinha para lá foi enviada e, desde então, no Reino das Bruxas nunca mais teve uma festa.

Até que, passado 500 anos, surgiu naquele reino um forasteiro pronto para resolver o problema: Orfeu, o único mortal capaz de ir até as Cavernas sombrias do Hades e de lá sair trazendo de volta a Princesa para que pudesse reinar sobre todas as Bruxas.

Ficha técnica


“Sinfonia das Bruxas”
Texto e Direção - Paulo Rogério Lopes
Elenco - João Maurício Galindo, Juan Alba, Luciana Carnielli
Direção musical e regência - Maestro João Maurício Galindo
Direção de produção - Ângela Dória
Produção executiva - Bruna Veratti
Assistente de direção e figurinos - Suzana Rebelo
Coreografia - Gisele Bellot
Arranjos e assistente musical - Natan Badue
Realização - TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer

Aprendiz de Maestro


Foto - Divulgação
Criada em 2002, a série de espetáculos infantis Aprendiz de Maestro integra o projeto Música pela Cura - uma ação inovadora da TUCCA, que além de fomentar a cultura, reverte toda a renda dos espetáculos para o tratamento de crianças e adolescentes carentes com câncer, assistidos pelo Hospital Santa Marcelina em parceria com a associação.

A série Aprendiz de Maestro utiliza recursos de teatro, ópera, balé e circo para inserir a criança no universo musical, com repertório sob a batuta do Maestro João Maurício Galindo e no elenco vários artistas convidados. Os textos e a direção artística são desenvolvidos com exclusividade pelo dramaturgo Paulo Rogério Lopes e a direção de produção é de Ângela Dória. Em 2005, a série Aprendiz de Maestro passou a integrar o programa “Descubra a Orquestra”, da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (FOSESP), que tem parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e apresenta Ensaios Abertos para a rede pública estadual e municipal às sextas- feiras em alguns meses do ano.

Sobre a Associação


A TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 2018 comemora 20 anos de atividade, tendo assistido mais de 3.200 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos.

Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no tratamento, pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais. Também conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família durante todo o período do tratamento e até que fiquem completamente bem.

Sobre o Projeto TUCCA Música pela Cura


Em 2000, dois anos após a fundação da TUCCA, um novo tema começa timidamente a tocar as mentes de seus fundadores. Em busca de alternativas para levar adiante a iniciativa de prestar assistência integral a crianças e adolescentes carentes com câncer, começam a vislumbrar novos tons e acordes. Chegam, então, a uma nova ideia: cativar pela música. Naquele momento foi criado o projeto TUCCA Música pela Cura.

Anualmente, o projeto realiza duas séries musicais: "Aprendiz de Maestro" e "Concertos Internacionais", que encantam ouvintes de todas as gerações. Os espetáculos são realizados por intermédio de leis de incentivo à cultura, com o fundamental apoio de patrocinadores e parceiros, e toda a renda obtida é destinada ao tratamento dos pacientes assistidos pela associação em parceria com o Hospital Santa Marcelina.

"A arte a serviço do cuidado traz benefícios a todas as partes envolvidas, ao parceiro, ao colaborador e, em especial, ao paciente", esta é a tônica do bem-sucedido projeto, comenta o presidente do Conselho da TUCCA, Dr Sidnei Epelman.

Aprendiz de Maestro - Temporada 2018


06 de Outubro - Sinfonia das Bruxas
Uma festa com as músicas mais enfeitiçadas do repertório clássico mundial.



10 de Novembro - Bate, Coração!
Os instrumentos de percussão são o destaque do espetáculo.



15 de Dezembro - Natal em Sol Maior
O Natal brasileiro por meio da releitura de canções natalinas.



Em tempo: programação sujeita a alterações

Serviço

TUCCA Aprendiz de Maestro
Sinfonia das Bruxas

Data - 06 de outubro
Local - Sala São Paulo
Endereço - Pça. Júlio Prestes, 16 - São Paulo

Horário - 11h
Duração - 60 minutos

Ingressos - de R$ 80,00 a R$ 90,00
Para compra de ingressos e assinaturas - telefone (11) 2344-1051, e-mail ingressos@tucca.org.br, aplicativo TUCCAPP (disponível para iOS e Android) ou Ingresso Rápido.
Informações - 11 2344-1051 11 3367-9500

Comentários