40ª edição do Prêmio Profissionais do Ano é comemorada com exposição sobre a propaganda brasileira

Marcelo Duarte, diretor-geral de Negócios da Globo, Eduardo Becker, diretor de Soluções de Negócio em Conteúdo,
e Renato Pereira, diretor de Relações com o Mercado. Foto -  Marcos Rosa / Globo

Em 40 anos, foram mais de 500 trabalhos premiados e cerca de 800 profissionais reconhecidos por sua criatividade. Mais que números, estes são símbolos da história de um prêmio que se entrelaça com a história da propaganda brasileira. Na noite do dia 27 de setembro, o Profissionais do Ano celebrou sua 40ª edição, valorizando mais uma vez o que destacou ao longo das últimas quatro décadas: o talento.

Realizado na Oca do Parque Ibirapuera, o evento foi aberto por uma exposição interativa das grandes campanhas publicitárias que já venceram o prêmio e que até domingo, 30 de setembro, estará aberta ao público.

Gloria Pires abriu a celebração parabenizando todos os vencedores de todos os anos. Destacou ainda o fato de que, apesar das mudanças pelas quais o mercado passou nos últimos 40 anos, o talento dos profissionais brasileiros segue criando histórias que fazem rir, pensar e, acima de tudo, sonhar. Na sequência, o ator Carlos Moreno subiu ao palco e deu início à premiação.

“Poder acompanhar a evolução do mercado é um privilégio, e estamos certos de que ele aponta para um futuro promissor, com uma geração de criativos que promete seguir essa trajetória de sucesso”, afirma Marcelo Duarte, diretor-geral de Negócios da Globo. “Essa é uma noite histórica. Estamos comemorando 40 anos do talento e da propaganda brasileira, reiterando nosso compromisso em fomentar a indústria criativa e consolidando nossa parceria com anunciantes e agências para que o setor continue em movimento e em desenvolvimento no país”.

Vencedores da etapa Nacional. Foto - Gustavo Scatena/Globo
As atrizes Paolla Oliveira e Grazi Massafera, ao lado do ator Murilo Benício, foram os responsáveis por revelar os grandes vencedores da noite: “Astronauta”, na categoria Mercado Nacional, “Limão Sem Voz” em Campanha Nacional e “Antropofagia” em Institucional.

Os vencedores das etapas regionais, anunciados no final de agosto, também marcaram presença para receber seus prêmios. Cléo, Thiago Lacerda, Fernanda Souza, Fabiana Karla, Jonathan Azevedo, Reynaldo Gianecchini, Sheron Menezes, Dony De Nuccio, Fernanda Gentil, Mariana Ferrão, Alex Escobar e Deborah Secco e Patrícia Lucchesi, convidaram os profissionais a subirem ao palco.

Para encerrar a noite em alto astral, o cantor Zeca Pagodinho, que também é presença constante na propaganda, preparou um show especial para os convidados, dando início aos próximos 40 anos do Profissionais do Ano.

Vencedores da etapa Nacional. Foto - Gustavo Scatena/Globo
Neste ano, o prêmio selecionou aproximadamente 800 comerciais para a etapa de júri. Totalizando nove horas de exibição, os trabalhos foram avaliados por profissionais da área de criação, direção de comerciais, entidades e escola de comunicação, além de representantes da Globo.

“O prêmio é um retrato do que há de melhor na publicidade brasileira, em todas as regiões do Brasil, e também retroalimenta o mercado estimulando a alta competitividade do setor, que está posicionado entre os melhores do mundo. A essência do prêmio está na valorização do talento e da criatividade, permanentemente sintonizado com as demandas e evolução da sociedade” define Renato Pereira, diretor de Relações com o Mercado da Globo.

O prêmio Profissionais do Ano é realizado desde 1978 pela área de Negócios da Globo e tem como objetivo valorizar e homenagear os profissionais responsáveis por criar e transformar ideias criativas em comerciais que divertem e informam.

Uma viagem pela história da Propaganda brasileira e um mergulho na realidade interconectada

Durante todo o evento, os convidados tiveram a oportunidade de relembrar os trabalhos e profissionais premiados a cada ano. Uma verdadeira imersão no universo da propaganda brasileira e em sua história nos últimos 40 anos por uma exposição cheia de curiosidades e lembranças, slogans, jingles e peças que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros

Organizada pela Globo para celebrar a 40ª do Profissionais do Ano, o espaço estará aberto gratuitamente, a partir de amanhã, aos visitantes da Oca, no Parque do Ibirapuera, até o dia 30 de setembro.

Confira os profissionais vencedores da etapa Nacional da 40ª edição do Prêmio Profissionais do Ano:

Institucional

Antropofagia
Direção de Criação -  Fábio Fernandes, Pedro Prado, Marcelo Ribeiro e Rodrigo Castellari 
Criação -  Daniel Duarte e Fernando Marar
Direção - João Papa e Manu Mazzaro
Anunciante - Pinacoteca do Estado de São Paulo
Agência - F/Nazca Saacthi & Saacthi - São Paulo -SP
Produtoras - Barry Company (São Paulo/SP) e Átomo VFX (São Paulo/SP)
Produtora de Som - Quiet City Music + Sound (São Paulo/SP)
Pós-Produtoras - Barry Company (São Paulo/SP) e Átomo VFX (São Paulo/SP)
Mídia - Maurício Almeida, Fabiana Rodrigues e Gabriela Vecchia
Atendimento - Ricardo Foli, Andrea Almeida e Lívia Gdikian
Aprovado Por - Jochen Volz, Paulo Vicelli, Adriana Krohling Kunsch e Ana Carolina Diniz

Campanha

Limão Sem Voz
Direção de Criação - Luiz Sanches, Bruno Prosperi, André Gola e Pernil
Criação - Fernando Duarte e Silva e Henrique Del Lama
Direção - Gabriel Nóbrega e Ricardo Carelli
Anunciante - AMBEV - Pepsi (São Paulo/SP)
Agência - AlmapBBDO (São Paulo/SP)
Produtora - Vetor Zero (São Paulo/SP)
Produtora de Som -  Cabaret (São Paulo/SP)
Pós-Produtora -  Vetor Zero (São Paulo/SP)
Mídia - Wanderley Jovenazzo e André de Toledo Pollner
Atendimento - Camila Massari, Daniel Malavazzi, Graziella Gabbay e Ibraim Borges
Aprovado Por - Fernando Soares, Felipe Ghiotto, Daneil Silber, Guilherme Marangon e Zeca Trentin

Mercado

Astronauta
Direção de Criação - Rafael Urenha, Sérgio Mugnaini e Sílvio Amorim
Criação - Rafael UrenhaSílvio Amorim, Bruno Landi, Giampietro Zanon, Thomaz Dantas, Raphael Lucone, Vinícius Curi e Yuri Goo
Direção - Vellas
Anunciante - Itaú Nibanco (São Paulo/SP)
Agência - DPZ&T (São Paulo/SP)
Produtora - Saigon Filmes (São Paulo/SP)
Produtora de Som - Satélite Áudio (São Paulo/SP)
Pós-Produtora -  Nash (São Paulo/SP)
Mídia - Paulo Ilha, Clara Corrales, Vivian Simões, Bruno Felix, Cibele Perandin, Gabriela Pereira, Vítor Maia, Yasmi Gonçalves e  Júlia Santana
Atendimento - Daniel Jotta, Kika Palhares, Danielle Bacha, Vanessa Nascimento, Laine Santos e Bruno Lelis.
Aprovado Por - Eduardo Tracanella, Thiago César da Silva e Marcela Correia de Oliveira

Comentários