Theatro Municipal de São Paulo recebe Festival de Coros Infantis

Coro Infantil da OSESP, Coral do Grupo Primavera de Campinas e o Coral da Gente do Instituto Baccarelli se apresentam em 19 de agosto, às 16h30

O Festival de Coros Infantis ocorre em 19 de agosto, às 16h30, na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. Com abertura do Coral Paulistano, sob a regência da maestrina Naomi Munakata, o festival reúne três grupos de jovens cantores: o Coro Infantil da OSESP, o Coral do Grupo Primavera de Campinas e o Coral da Gente do Instituto Baccarelli para interpretar canções folclóricas, composições brasileiras, obras sacras e músicas tradicionais de diversas partes do mundo.

Com a regência de Teruo Yoshida, o Coro Infantil da OSESP, acompanhado por Daniel Gonçalves no piano, interpreta canções búlgaras e uma seleção de vários países que incluem México, Itália e Áustria.

O Coral do Grupo Primavera de Campinas, sob a regência da maestrina Luciana Vieira, conta com Rafael Granado na percussão para executar músicas de temática africana, uma canção tradicional inglesa e composições de Milton Nascimento, Tom Jobim e Luis Bonfá, Marisa Monte e Fabrício de Gambogi e Gisele de Santi.

Encerra o concerto o Coral da Gente do Instituto Baccarelli, com a regência e direção musical de Silmara Drezza, que, acompanhado da pianista Juliana Ripke, da percussionista Maryana Cavalcanti e do baterista Pelé Nascimento, cantam temas sacros e as brasileiras Dança Pé, de Mário Gil e Rodolfo Stroeter; Maracatú, nação do amor (April child), de Moacir Santos e Sebastiana, de Jackson do Pandeiro.

Oficinas

Além das apresentações dos coros infantis, também estão sendo preparadas duas oficinas voltadas para regentes de coro infantil e infantojuvenil, professores de música, estudantes de regência, estudantes de educação musical e estudantes de canto em 18 de agosto na sala de ensaio do coral.

No período da manhã, das 10h às 12h30, a maestrina Maíra Ferreira, regente-assistente do Coral Paulistano trata do tema técnica vocal para coro infantojuvenil. O conteúdo baseia-se no método desenvolvido pelo regente norte-americano Henry Leck, cujo trabalho com coros infantis é de grande relevância no meio coral.

Após o almoço, das 14h às 16h30, a pianista e professora do Instituto Baccarelli, Juliana Ripke, faz uma oficina sobre elaboração de arranjos para coro infantojuvenil, abordando aspectos como a escolha de repertório, estilo, tessitura vocal, harmonia, melodia, textura, e mesmo a aplicação e adaptação de ritmos brasileiros.

Um grupo do Coral Paulistano dá suporte aos participantes e ao final, será realizada uma apresentação interna, com o envolvimento de todos, aproveitando o conteúdo adquirido.

Coral Paulistano

Em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, foi criado o Coral Paulistano. O então diretor do Departamento Municipal de Cultura queria mostrar à elite paulistana a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época e o grupo foi um dos muitos desdobramentos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em 2013, o Coral foi fortalecido e revalorizado, com uma programação extensa de apresentações de música brasileira erudita em diferentes espaços da cidade, que renovou seu fôlego e fez com que retomasse suas atividades resgatando sua autenticidade.

Atualmente, o Coral Paulistano tem, como regente titular, a maestrina Naomi Munakata e, como regente assistente, a maestrina Maíra Ferreira. O grupo integra a Fundação Theatro Municipal de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.

Coro Infantil da OSESP

Sob orientação e regência do maestro Teruo Yoshida, o grupo reúne meninos e meninas, com idade entre 8 e 15 anos, em sua maioria sem formação musical anterior, para aulas de solfejo, percepção musical, técnica vocal, além de contato com outros idiomas e oportunidade de se apresentar ao lado da Osesp na Sala São Paulo, em grandes obras do repertório coral-sinfônico.

Coral do Grupo Primavera de Campinas

O Coral é uma das atividades desenvolvidas pelo Grupo Primavera que é uma Organização Não-Governamental que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas (SP), para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. A entidade – fundada em 1981 – atende hoje cerca de 500 meninas e meninos, além de seus familiares.

Coral da Gente do Instituto Baccarelli

O grupo conta com turmas de diferentes níveis e alunos a partir dos 8 anos, oferece aulas de técnica vocal, postura, respiração, expressão cênica, percepção e teoria musical, compondo uma base para a formação de jovens cantores. Ministradas por professores qualificados e com um repertório diversificado, os corais já realizaram apresentações com grandes artistas nacionais e internacionais.

Festival de Coros Infantis

Abertura
Coral Paulistano
Naomi Munakata - regente
Belo Belo | R. Miranda
Suíte Nordestina | R. Miranda

Coro Infantil da OSESP
Teruo Yoshida - regente
Daniel Gonçalves - piano
Canções Búlgaras (Tradução - Humberto Eitikawai)
O Bosque do Inverno | A. Raichev
Canção da Amizade | M. Hristov
Boa Noite | G. Avgarski
Radi na Radka Dumashe | Folclore Bulgaro (arr. Filip Kutev)
Canções de vários países
Maria Costurar | Folclore Austríaco (arr. Teruo Yoshida)
Chapanécas | Anônimo mexicano (arr. Shoji Wakamatsu)
Ao Findar de mais um dia | Anônimo francês (arr. Naohiko Terajima)
Chegada de Verão | Cânone inglês do século XIII
Santa Lucia | Anônimo italiano (arr. Hiroshi Aoshima)

Coral do Grupo Primavera de Campinas
Luciana Vieira – Regente
Rafael Granado – Percussão
Juliana Couto – Diretora cênica
Sandra Zuliani – Coordenadora
Vent du matin | Canon francês
Scarborough fair | Canção tradicional Inglesa (arr. Fernando Zuben)
Tambores de Mina | Músicas de temática africana
Vilarejo | M. Monte (adap. Luciana Vieira e arr. Patricia Costa)
Do lado | F. De Gambogi e G. De Santi (arr. Patricia Costa)
Benke | M. Nascimento (arr. Samuel Kerr)
Correnteza | T. Jobim e L. Bonfá (adap. Claudia Queiroz e arr. Patricia Costa)

Coral da Gente do Instituto Baccarelli
Silmara Drezza – Regente e diretora musical
Lucas Migliorini - Diretor Cênico
Juliana Ripke - Pianista
Maryana Cavalcanti - Percussão
Pelé Nascimento - Bateria
Veni Sancte Spiritus | A. Ramsey
Songs of Sanctuary: Adiemus | K. Jenkins
Dança Pé | M. Gil e R. Stroeter
Maracatú, nação do amor (April child) | M. Santos
Sebastiana | J. do Pandeiro

Serviço
O Coro Infantil da OSESP o Coral Primavera de Campinas e o Coral da Gente do Instituto Baccarelli se apresentam no Festival de Coros Infantis no Theatro Municipal de São Paulo. O concerto tem abertura do Coral Paulistano, com regência da maestrina Naomi Munakata.

Local - Theatro Municipal de São Paulo  - Sala de Espetáculos
Endereço - Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Centro - São Paulo
Data e Horário - Domingo, 19 de agosto, 16h30.
Duração - aprox. 80 min.
Classificação indicativa - indicado para maiores de 7 anos
Ingressos - R$ 20,00
Meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro