Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania - Encontro Regional Sudeste abre inscrições


Vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 10 de setembro


Entre os dias 19 e 20 de outubro, será realizada no Rio de Janeiro, no Conservatório Brasileiro de Música (CBM), a Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania. O encontro visa reunir coordenadores, gestores e educadores de projetos sociomusicais de toda a região Sudeste, que buscam por meio da música transformar a vida de crianças, jovens e adultos.

A proposta é ampliar o número de participantes do Sudeste com o objetivo de criar e fortalecer a Rede Música e Cidadania; intensificar o compartilhamento de experiências e as conexões em âmbito regional, além de definir conjuntamente a pauta para a 2ª Bienal Funarte de Música e Cidadania, programada para 2019.

As inscrições para a Pré-Bienal são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de setembro, somente pela internet. Os interessados devem preencher o formulário próprio disponível no site da Funarte (Clique Aqui). As vagas são limitadas a 150 participantes.

A Fundação Nacional de Artes - Funarte vai disponibilizar 50 vagas de hospedagem e alimentação para inscritos que residem em outros estados, vinculados a algum projeto sociomusical, de acordo com a ordem de inscrição e mediante comprovação de traslado. Despesas relacionadas ao transporte são de responsabilidade de cada participante.

A Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania conta com a parceria institucional do Conservatório Brasileiro de Música, da Agência do Bem, do Brasil de Tuhu, do Fladem e do Projeto Guri. A ideia é promover um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências através de rodas de diálogos temáticos (Metodologias de Ensino de Música; Gestão dos Projetos Sociomusicais; Desafios da Comunicação; Aprendendo com Erros; Ciclos Pedagógicos; Mensuração de Resultados e Impactos; Acessibilidade; Roda Espontânea); oficinas; apresentações musicais e facilitação de conexões.

Sobre a I Bienal Funarte de Música e Cidadania

A primeira edição da Bienal Funarte de Música e Cidadania foi realizada de 14 a 16 de dezembro de 2017, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte (MG). No encontro, os participantes tiveram oportunidade de compartilhar experiências, identificar necessidades comuns, construir uma rede colaborativa e criar um processo de intercâmbio solidário.

O tema central foi a atuação dos projetos sociomusicais em prol da cidadania. O diretor do Centro da Música da Funarte, Marcos Souza, explica que “existem muitos trabalhos importantes com esse direcionamento. Cada um desenvolve ações e pesquisas interessantes, mas que não se conectam. A ideia da Bienal é reunir e articular vários projetos de sucesso. A meta principal é a troca de ideias e a constituição de uma rede.”

Serviço


Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania
Projetos Sociomusicais - Conexões em Rede
Dia 19 de outubro, sexta-feira, das 14h às 18h
Dia 20 de outubro, sábado, das 9h às 17h

Local - Conservatório Brasileiro de Música
Avenida Graça Aranha, nº 57 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)
(Condomínio do Edifício Lobraz)

Realização
Fundação Nacional de Artes - Funarte
Ministério da Cultura
Parceria cultural - Conservatório Brasileiro de Música (CBM)

Comentários