Comissão avalia trabalhos enviados ao V Prêmio Espantaxim

Concurso Nacional Literário Infantil recebeu 3.393 textos escritos por crianças de 07 a 12 anos. Os resultados serão divulgados em novembro

O V Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico, mais conhecido como “Prêmio Espantaxim”, está na etapa de avaliação dos 3.393 textosrecebidos para a edição de 2018. As composições foram enviadas por crianças de 07 a 12 anos, estudantes de 96 escolas, distribuídas em 48 cidades de 14 Estados de todo o País. Os textos incluem redações, mensagens e poesias, todos escritos sobre o tema: “Futuro - Visão para um Mundo Melhor”.

Segundo a autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora e organizadora do Prêmio, a etapa de avaliação dos trabalhos é minuciosa. “Uma comissão, formada por pessoas de reconhecido prestígio literário e influentes nas causas relativas à Educação Infantil Brasileira, se dedica a ler atentamente todos os trabalhos, avaliando se os textos estão em sintonia com o tema proposto, a criatividade e outros pontos”, explica. “O mais importante, porém, é a valorização do livro. É despertar o interesse das crianças pelo universo literário, o gosto pela leitura e a escrita. Esses são os principais objetivos do Prêmio Espantaxim”, completa.

Ainda de acordo com Dulce, já é possível notar que os trabalhos enviados ao concurso evoluíram em qualidade e profundidade ao abordar o tema sugerido. “Isso demonstra que as escolas estão preparando melhor seus alunos para participarem do Prêmio e, de fato, ‘abraçam’ a proposta, trabalhando-a com mais empenho em sala de aula”, comenta. “Por outro lado, isso aumenta a nossa responsabilidade e atenção ao avaliar cada texto. Se pudéssemos, premiaríamos todos”, destaca a autora.

Próximas etapas

Os resultados finais do concurso serão anunciados em novembro e o evento de premiação ocorrerá em 2019, em data e local a serem definidos. Os participantes do V Prêmio Espantaxim são dos seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Pará, Paraíba, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nas composições, as crianças foram convidadas a imaginar o futuro: se entrassem em uma máquina do tempo e chegassem a 2050, que mundo encontrariam, considerando os potenciais impactos dos avanços tecnológicos? A partir dessa inspiração, as crianças poderiam optar entre escrever uma história, uma mensagem com suas visões sobre o futuro ou uma poesia, destacando o que desejam para um mundo melhor. 

Dos mais de 3 mil trabalhos recebidos, serão escolhidos, de acordo com a faixa etária (07 - 08, 09 -10, 11-12 anos), os vencedores, destaques e selecionados, que são as categorias de premiação do concurso. E o diferencial do Projeto é que todos receberão três exemplares da V Antologia/2018 gratuitamente. 

Já os vencedores e os destaques serão agraciados com o cobiçado Troféu Espantaxim, toda a coleção de livros/CDs do Projeto, e terão os seus textos publicados na V Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico. Os escritores que tiverem seus textos selecionados também contarão com suas obras publicadas na V Antologia. E todos receberão o mascote do Prêmio, que é o simpático boneco do personagem Espantaxim.

Comentários


Fque por dentro