Porque acreditamos naquilo que queremos acreditar?

Livro explica como é possível avaliar de maneira crítica as informações que consumimos diariamente 


O mundo está repleto de informações relativas ou atribuídas à ciência. Por isso é importante conceituar de forma simples e clara o que ela realmente é. Em Ciência e pseudociência Ronaldo Pilati oferece ferramentas para o leitor compreender como o cérebro constrói crenças, além de trazer critérios para se distinguir o conhecimento científico daquele que não é.

Como o conhecimento científico se diferencia de outros sistemas de crença que servem para explicar o universo? Como podemos crer em explicações científicas sobre muitas coisas, mas, ao mesmo tempo, nutrir crenças religiosas para a compreensão de tantas outras? A obra responde a todas essas perguntas, mostrando como a ciência funciona e sua relação com a psicologia do conhecimento.

A crença em “sistemas infalíveis” está presente no cotidiano, como por exemplo, nas previsões do horóscopo, nas soluções de boa parte da medicina alternativa, em uma parcela significativa do mercado de suplementos alimentares, nas ideologias políticas salvadoras das mazelas do país, entre inúmeras outras questões.

Nas 160 páginas, o autor conversa com o leitor sobre os propósitos da ciência e sobre a importância de melhorar a vida em sociedade. “Considero que o entendimento de tais características seja útil para todas as pessoas, seja para proporcionar ferramentas para consumir informação de maneira crítica, seja para julgar melhor suas decisões e crenças sobre assuntos que dizem respeito a sua vida”, explica Pilati.

Sobre o autor

Ronaldo Pilati é doutor em Psicologia e professor de Psicologia Social na Universidade de Brasília. Sua área de interesse é a Cognição Social, com foco em racionalidade e irracionalidade humana. Realiza pesquisas científicas sobre diversos temas, como moralidade, comportamento pró-social, desonestidade e influência da cultura no comportamento. Possui interesse especial em como as pessoas compreendem e acreditam em explicações sobre o mundo que as rodeia.

Ficha técnica

Ciência e pseudociência - Porque acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar 
Autor - Ronaldo Pilati
Editora Contexto
Páginas - 160
Preço - R$ 35,00