Marcílio Godoi lança livro Frágil Recompensa em Belo Horizonte e em São Paulo

Capa Fragil Recompensa - Marcilio Godoi

Obra chega ao mercado brasileiro pela editora Sagüi e reconstrói um tempo familiar perdido entre inevitáveis migrações geracionais

Nos próximos dias 17 de julho e 07 de agosto, o escritor mineiro Marcílio Godoi realiza os eventos de lançamento de seu segundo livro de crônicas, Frágil Recompensa, em Belo Horizonte e em São Paulo, respectivamente. A obra reconstrói uma Belo Horizonte perdida desde os anos 1960, a partir de relatos memorialistas em prosa poética.

Com diversos planos e eixos narrativos, o livro trata de uma história comum à maioria dos brasileiros, a migração de uma numerosa família do interior para a capital do estado e as decorrentes inadequações sociais advindas disso, em um contexto de religiosidade e repressão político-militar.

Estruturando o livro literariamente pela via do afeto e do humor, o autor quebra a forma usualmente opinativa e cotidiana da crônica variando-a com formas breves de relato e outras muito próximas da carta e do conto, formando, em seu conjunto, capítulos de uma espécie de romance fragmentado, que traz a passagem do tempo e a linguagem como personagens centrais da narrativa.

Em uma trama "psicológica" do livro, nascimento e morte flutuam emocionalmente sem cronologia definida nas vozes da mãe, do pai, e dos nove irmãos, em uma espécie de pacto integrado pelo fio do olhar de um autor implícito, um certo menino, que perpassa praticamente todas as histórias.

Sobre o autor

Marcílio GodoiMarcílio Godoi (Araguari, 55 anos) é doutorando em Literatura Brasileira pela USP, vencedor do Grande Prêmio Cásper Líbero de 2002 com São Paulo, Cidade Invisível (BomTexto) e do Prêmio Barco a Vapor de 2012, com A inacreditável história do diminuto senhor minúsculo (SM Edições). Arquiteto e jornalista, o autor mora em São Paulo há vinte anos e lançou também, há dois anos, o livro de poemas Estados Úmidos da Matéria (Patuá). 

Ficha técnica

Frágil Recompensa
Editora Sagüi
Autor - Marcílio Godoi
Páginas - 224
Formato: 14 x 21 cm
Preço -R$ 47,00

Serviço

Lançamento do livro Frágil Recompensa - Belo Horizonte
Sessão de autógrafos com o autor Marcílio Godoi
Data -17 de julho - terça-feira
Horário - 18h30
Local - Vila 211
Endereço - Rua Prof. Estevão Pinto, 211 - Serra

Lançamento do livro Frágil Recompensa - São Paulo
Sessão de autógrafos com o autor Marcílio Godoi
Data - 07 de agosto - terça-feira
Horário - 19h00
Locak - Livraria da Vila
Endereço - Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro