Los Orientales: Uruguaias movimentam Cinesesc em um bate papo fervoroso

Personalidades do país vizinho falam ao público brasileiro sobre vencer preconceitos e ter respeito as igualdades na indústria audiovisual


No dia 31 de julho, a partir das 13h, o Cinesesc em São Paulo recebe uma discussão acalorada sobre preconceito e respeito as igualdades no universo audiovisual, essa é a primeira da série Los Orientales.

O objetivo é amplificar a voz das narrativas latino-americanas no lançamento do 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que vai até 02 de agosto. Será apresentado os Núcleos Criativos Latino-Americanos a partir do encontro “Los Orientales”.

Yael Steiner, empreendedora cultural uruguaia. Foto - Divulgação
Sob o comando e curadoria de Yael Steiner (empreendedora cultural uruguaia), personalidades como Paula Cohen (atriz brasileira que defensora da igualdade e parceira do vizinho há anos) e homens esclarecidos como Cesar Troncoso (ator uruguaio que participou de tramas brasileiras e filmes premiados) e Nicolás Aznarez (produtor premiado uruguaio) levantam as polêmicas e buscam caminhos para esse universo.

Inspirar novas narrativas, sem fronteiras, fomentando a indústria criativa audiovisual latino-americana - dentro da transversalidade de literatura e audiovisual trouxe às empreendedoras culturais à criação dos Núcleos Criativos Latino-Americanos, que envolve uma intensa programação de aulas, e parcerias entre países desse lado do pacífico.

Sobre Yael Steiner


Yael Steiner (Uruguai) é cineasta e empreendedora cultural. Acredita no poder transformador das narrativas culturais e audiovisuais, dos núcleos criativos inspiradores de protagonismo cultural e humano. Atualmente, está engajada no desenvolvimento dos Núcleos Criativos Latino-Americanos, Punta del Este Film Studios, NARRATIVAS360, Projeto Protagonistas da Cultura e alguns projetos audiovisuais como Tikun, a série The Invisible World e o documentário Lamentablemente Estamos Bien, uma coprodução Brasil/Uruguai.

Sobre Paula Cohen


Paula Cohen (Brasil) é formada em artes cênicas pela Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD-USP). Formou-se também em jornalismo pela FMU. Uma das atrizes mais atuantes do Teatro Paulistano, atuou em mais de 30 peças. Atualmente está viajando com o seu mais novo espetáculo, o monólogo intitulado Carne de Mulher, de Franca Rame e Dario Fo. No cinema, participou de Uma Espécie de Família, de Diego Lerman, O Silêncio do Céu, de Marco Dutra, Na Quebrada, de Fernando Grostein Andrade.

Sobre Cesar Troncoso


César Troncoso (Uruguai) estudou atuação no Teatro Uno com o ator e diretor Alberto Restuccia e, mais tarde, na Escuela de Teatro de La Gaviota. Participou de mais de 25 obras teatrais e, em 2003, estreou em seu primeiro longa-metragem: El Viaje hacia el Mar, dirigido por Guillermo Casanova. Entre os filmes uruguaios que realizou, encontram-se O Banheiro do Papa, de Enrique Fernandez e César Charlone, e El Candidato, de Daniel Hendler. Em âmbito internacional, destacam-se seus trabalhos na Argentina, como XXY, de Lucía Puenzo, e Infância Clandestina, de Benjamín Avila, e no Brasil, onde participou de Hoje, de Tata Amaral, Faroeste Caboclo, de René Sampaio, e Elis, de Hugo Prata.

Sobre Nicoláz Aznarez


Nicolás Aznarez (Uruguai) é um produtor. Em 2006, fundou El Camino Films, a primeira produtora uruguaia especializada em serviços de produção. Em 2007, O2 Filmes, produtora brasileira de Fernando Meirelles, contratou os seus serviços para a realização de Ensaio sobre a Cegueira, filme baseado na obra do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, que estreou no renomado Cannes Film Festival. Produziu o filme Invasor – A Once in a Lifetime Horse. Como produtor associado, trabalhou com o Denver Post de Colorado em 2014 na produção do documentário The Rolling Paper. É project manager do Punta del Este Film Studios, projeto para o desenvolvimento de infraestrutura para o setor audiovisual sob o formato de zona franca, sendo que o governo trabalha para sua regulamentação.

Serviço


Sarau Pocket “Los Orientales” - Paula Cohen

Horário - a partir das 13h

Debate
• Cesar Troncoso
• Nicolás Aznarez

CIne Sesc
Rua Augusta, 2075. Cerqueira César.
Tel. (11) 3087-0500
Entrada Gratuita

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro