Gabriel Ganme, especialista em Medicina Esportiva, lança “Sobre Homens e Tubarões”

Mais do que adrenalina, o livro mostra que mergulhar com tubarões desperta o encantamento e respeito. 


São mais de 1.000 mergulhos com tubarões sem gaiola de proteção em vários cantos do mundo - e alguns sustos. Na África do Sul foi chacoalhado por um galha-preta-oceânico curioso com as mangueiras amarelas de seu equipamento. Já em 2017, ele e o parceiro de mergulho foram rodeados insistentemente por alguns tubarões negros de grande porte.

No Taití, levou acidentalmente uma pancada de uma nadadeira quando se viu muito próximo de uma briga por alimentos entre 2 fêmeas do tubarão-limão.
No Arco de Darwin, Galápagos, levou uma focinhada na máscara assim que caiu na água, sem perceber dois tubarões de lombo-preto que vinham em sua direção, e, pasmem, não levou susto algum ao mergulhar sem gaiola com o Grande Tubarão Branco.

Em pelo menos 15 ocasiões ao longo dos anos, a câmera subaquática foi usada para bloquear ataques de tubarões. E afirma que há mais chance de ser mordido na arrebentação por um tubarão do que num mergulho com eles. 

Tigres Foto - Divulgação
Sem se dizer dono da verdade, no livro Sobre Homens e Tubarões, o médico Gabriel Ganme, especialista em Medicina Esportiva, conta suas histórias de interação com tubarões de maneira intimista e fascinante, mostrando as diferentes personalidades de cada raça de tubarão com muito respeito e encantamento.

Defende tubarões e o mergulho com eles como modalidade de ecoturismo, aumentando a compreensão sobre esses animais e gerando receita para sua conservação, com uma vivência na prática com as mais de 30 diferentes espécies que poucas pessoas no mundo têm; incluindo as 5 mais perigosas: Branco, Tigre, Cabeça-Chata, Galha-Branca Oceânico e Grande Martelo (todos em risco de extinção).

Foto - Marcelo Krause
Com capa dura, prefácio do documentarista de vida selvagem Lawrence Wahba e quarta capa de Marcelo Szpilman, biólogo e fundador do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, com magníficas fotos dos melhores e mais conhecidos fotógrafos sub do Brasil, como Marcio Lisa, Marcelo Krause, Kadu Pinheiro, entre outros.

Sobre o autor

Gabriel Ganme, especialista em Medicina Esportiva, Medicina de Expedições e Aventura na Inglaterra pela Wilderness and Expedition Medical Society, Medicina do Mergulho pela UHMS (Undersea & Hyperbaric Medical Society), é responsável pelo ambulatório de Medicina dos Esportes de Aventura da Escola Paulista de Medicina.

Foi pioneiro no Brasil em diversas atividades relacionadas à medicina e ao mergulho. Foi o primeiro instrutor de primeiros socorros médicos da PADI (Professional Association of Diving Instructors) no Brasil e dos cursos relacionados a emergências no mergulho da DAN (Divers Alert Network).

Foi coautor do capítulo sobre “Lesões do Mergulho” do livro “Lesões no Esporte”, dos professores Moises Cohen e Rene Abdallah da Escola Paulista de Medicina e autor de diversas publicações sobre o esporte. Agora reparte suas histórias, sustos e aventuras dos mais de 1 mil mergulhos com tubarões pelos 5 continentes no livro “Sobre Homens e Tubarões”.

Ficha técnica

Sobre Homens e Tubarões
Autor -  Gabriel Ganme
Editora Labrador
Preço
Impresso - R$ 119,90
Digital - R$ 79,90


Clique Aqui para mais informações ou comprar



Comentários