Ex Africa chega aos últimos dias no CCBB SP

Albert Badin – Omar Victor

A mostra recebeu mais de 150 mil visitantes desde a sua abertura na capital paulista, em 28 de abril

Ex Africa traz esculturas, fotografias, instalações, performances, pinturas e vídeos assinados por 20 artistas. Entre eles, nomes como os do ganês Ibrahim Mahama - que montou uma gigantesca instalação na entrada do CCBB São Paulo -; do provocativo retratista senegalês Omar Victor Diop, do fotógrafo e ativista zimbabueano Kudzanai Chiurai e de outros 15 autores de oito países africanos e ainda dois brasileiros: o carioca Arjan Martins e o brasiliense Dalton Paula.

Inspirada na frase Ex Africa semper aliquid novi (da África sempre há novidades a reportar), cunhada há mais de 2 mil anos pelo escritor romano Caio Plínio, a Ex Africa é dividida em quatro eixos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais.
Genesis - Kudzanai Chiurai

Poder, sexo, riqueza e religião na música africana

Um dos grandes destaques de Ex Africa é a galeria musical do Clube de Lagos, que tem curadoria do produtor musical Naija Pop e está localizada no 4º andar do CCBB São Paulo. O espaço traz ritmos populares africanos como o afrobeat e pop, e abordam temas presentes na cultura africana do século XXI, especialmente: poder, sexo, riqueza e religião. O New Afrika Shrine, de Femi Kuti, muito popular na cena nigeriana, também está entre os destaques.

Lagos Drawings – Karo Akpokiere
Com entrada gratuita, a Ex Africa está aberta de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h. O CCBB São Paulo fica na Rua Álvares Penteado, 112, próximo à Praça da Sé, no Centro. A partir de 7 de agosto a mostra entrará em cartaz no CCBB Brasília, também com entrada franca.
Divulgação

Serviço

Ex Africa
Data - até 16 de julho de 2018
Horário - quarta a segunda-feira, 9h às 21h.
Entrada gratuita
Local - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo - estações Sé e São Bento do Metrô
Telefones 11 3113-3651/3652
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência
Estacionamento conveniado - Estapar - Rua Santo Amaro, 272.
Traslado gratuito até o CCBB - No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Valor - R$ 15,00 pelo período de 5 horas - É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro