Editora Mackenzie lança obra sobre pesquisas de marketing na Bienal do Livro de SP

O livro aborda o processo de pesquisa e suas variáveis com o propósito de servir como um guia prático

No dia 08 de agosto, a Editora Mackenzie lança o livro “Pesquisa de Marketing: guia prático”, dos autores Vanessa A. Franco Molina e Fred Izumi Utsunomiya, durante o 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A proposta da obra é apresentar os princípios e conceitos que o habilitem a elaborar um projeto de pesquisa de marketing simples, a desenvolver a coleta de dados de forma correta e a redigir um relatório de pesquisa de marketing com informações relevantes.

O lançamento será no estande L050, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU. A 25ª Bienal acontece entre os dias 03 a 12 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com o tema "Venha fazer esse download de conhecimento” e vai reunir profissionais da cadeia produtiva do livro, como: escritores, tradutores, capistas, editores e livreiros.

A publicação está organizada em dez capítulos, compilando todas as fases do processo de elaboração de uma pesquisa. O propósito é servir como um guia prático para que o leitor possa realizar pesquisas de marketing para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, aplicando-as, sobretudo, acontextos de pequenos negócios.

Sobre os autores

Vanessa Aparecida Franco Molina é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atualmente, é professora do Centro de Comunicação e Letras da UPM e da ESPM. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em pesquisa mercadológica e educação em marketing e comunicação. Realiza pesquisas com temática voltada para Comunicação e consumo; mercado de trabalho em comunicação no país e no mundo e interações comunicativas em contextos culturais diversos. É proprietária da empresa Vanessa Molina Consultoria e Pesquisa de Marketing, que realiza pesquisas mercadológicas para diversos tipos de clientes, de diferentes portes e setores.

Fred Izumi Utsunomiya é doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Processos Comunicacionais e graduado em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Publicidade pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É professor de dedicação exclusiva no Centro de Comunicação e Letras da UPM há mais de 20 anos, realizando pesquisas sobre temas nas áreas de comunicação institucional, de marketing digital e de análise de discurso. Atuou no mercado nos setores de comunicação empresarial, de design e de marketing. Na área governamental, fez parte da assessoria de comunicação da prefeitura de Santo André. Tem experiência também em organizações do Terceiro Setor, desenvolvendo atividades de planejamento de comunicação.

Ficha técnica

Pesquisa de marketing - guia prático
Autores - Vanessa A. Franco Molina e Fred Izumi Utsunomiya
Editora - Editora Mackenzie.
Edição 1ª.
Ano de edição - 2018
Páginas - 164.

Lançamento

25ª Bienal Internacional do Livro - Pavilhão do Anhembi
Espaço Editora Mackenzie - estande L050
Endereço - Av. Olavo Fontoura, 1209 
Data - 08 de agosto
Horário - 19h

Serviço

25ª Bienal Internacional do Livro
Datas - 03 a 12 de agosto
Local - Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço - Av. Olavo Fontoura, 1209 
Horários
Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até às 21h)
Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até às 21h)