Concerto infantil “Salada Russa” passeia por trechos de obras dos compositores do Leste Europeu

Dom Quixote - Cia. Dans La Danse - Foto Asa Campos 

Espetáculo na Sala São Paulo reverte bilheteria para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer assistidos pela TUCCA


A série Aprendiz de Maestro da TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, apresenta “Salada Russa”, um espetáculo com obras de compositores do Leste Europeu. Com um elenco composto pelo João Maurício Galindo, Gustavo Haddad, Eugenio la Salvia e Cia. Danse La Danse, o concerto acontece no dia 04 de agosto, sábado, às 11h, na Sala São Paulo. 

Em comemoração aos 20 anos da TUCCA, todos os espetáculos da Temporada 2018 da série Aprendiz de Maestro serão inéditos, apresentando diversos gêneros musicais e convertendo o valor arrecadado na bilheteria para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer assistidos pela TUCCA em parceria com o Hospital Santa Marcelina.

Além de maestro, João Maurício Galindo também atua como personagem. O texto e a direção são de Paulo Rogério Lopes. 

Sinopse


Os habitantes do Planeta Tucca já são conhecidos pelos amigos do Aprendiz de Maestro pelo seu gosto por descobertas, aventuras e viagens musicais. O Príncipe Tuquinha já se envolveu com uma “Viagem pelo Brasil”, uma “Viagem pelo Tempo de Vivaldi” e até chegou a conhecer pessoalmente "O Pequeno Mozart”; o Professor Tuque organizou uma expedição com Villa-Lobos em “O Índio de Casaca”, fez uma “Volta ao Mundo em 80 Compassos” e se aventurou na “Viagem ao Centro da Terra”, junto com seu sobrinho Tuxel, que após esta empreitada não via a hora de abrir ainda mais as suas Fronteiras Musicais.

Como prêmio por seu exemplar comportamento aventureiro, Tuxel acaba de ganhar um valioso presente: uma Passagem para mergulhar em um Mundo Musical que permaneceu misterioso por séculos, fechado ao contato com a cultura estrangeira, mas que, quando finalmente se abriu, assimilou rapidamente o que melhor se produzia na Música Ocidental e tornou-se uma das mais importantes referências da Música Mundial: a Rússia.

A Viagem Musical não será feita nem por avião, nem por trem, por bicicleta e nem qualquer outro meio de transporte senão a Imaginação, pois a Passagem que Tuxel ganhou trata-se na verdade de um Ingresso para um incrível Museu, onde os Quadros da Exposição contarão um pouco desta rica e surpreendente cultura: da alegria das festas folclóricas ao rigor religioso bizantino, da força dos guerreiros cossacos à delicadeza dos bailarinos românticos, da tradição mais fechada à assimilação das referências estrangeiras - como as obras de Beethoven, Mozart e Bach.

Tuxel, o Maestro e a Sinfonieta provarão que a verdadeira Arte não se resume a uma “Natureza Morta” de Museu, mas sim, funciona como um “Banquete Vivo” para alimentar a alma, como esta uma deliciosa “Salada Russa” feita com ingredientes selecionados: Glinka, Tchaikovsky, Borodin, Korsakov, Mussorgsky, Khachaturian, Prokofieff e Stravinsky.

Aprendiz de Maestro


Criada em 2002, a série de espetáculos infantis Aprendiz de Maestro integra o projeto Música pela Cura - uma ação inovadora da TUCCA, que além de fomentar a cultura, reverte toda a renda dos espetáculos para o tratamento de crianças e adolescentes carentes com câncer, assistidos pelo Hospital Santa Marcelina em parceria com a associação.


A série Aprendiz de Maestro utiliza recursos de teatro, ópera, balé e circo para inserir a criança no universo musical, com repertório sob a batuta do Maestro João Maurício Galindo e no elenco vários artistas convidados. Os textos e a direção artística são desenvolvidos com exclusividade pelo dramaturgo Paulo Rogério Lopes e a direção de produção é de Ângela Dória. Em 2005, a série Aprendiz de Maestro passou a integrar o programa “Descubra a Orquestra”, da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (FOSESP), que tem parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e apresenta Ensaios Abertos para a rede pública estadual e municipal às sextas- feiras em alguns meses do ano.

Ficha técnica


Salada Russa
Texto e Direção - Paulo Rogério Lopes
Elenco - João Maurício Galindo, Gustavo Haddad, Eugenio la Salvia e Cia. Danse La Danse
Participações especiais - Bailarinos da Escola Gisele, Bellot, Cláudia Fier, Iasmin, Maria Simões, Olivio Filho, Sheila Negro, Zebba dal Farra e violeiros da Orquestra 
Paulistana de Viola Caipira.
Direção musical e regência - Maestro João Maurício Galindo
Direção de produção - Ângela Dória
Produção executiva - Bruna Veratti
Assistente de direção e figurinos - Suzana Rebelo
Coreografia - Gisele Bellot
Arranjos e assistente musical - Natan Badue
Realização - TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer

Serviço


Salada Russa
Série - TUCCA Aprendiz de Maestro

Intérpretes - Maestro João Maurício Galindo, Luciana Ramanzini e Mariana Elizabetsky
Data - 04 de agosto

Horário - 11h
Duração - 60 minutos
Local - Sala São Paulo

Endereço - Pça. Júlio Prestes, 16
Telefone 11 3367-9500
Valor dos ingressos - de R$ 80,00 a R$ 90,00
Informações 11 2344-1051
Para compra de ingressos e assinaturas
Telefone 11 2344-1051

Comentários