Clássico do cinema italiano no Cine Debate

Filme Duas Mulheres traz a história de mãe e filha durante a segunda guerra




“Duas Mulheres”, filme dirigido por Vittorio De Sica, é a atração deste mês de julho no Cine Debate da APM - Associação Paulista de Medicina. Trata-se de um clássico produzido na época em que dois atores fenomenais davam os primeiros passos em suas carreiras: Sophia Loren e Jean-Paul Belmondo. A Sophia Loren inclusive foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz na oportunidade.”, pontua o psiquiatra Wimer Bottura Júnior, coordenador da programação. 

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Roma estava sendo intensamente bombardeada pelos aliados. Com medo das consequências, Cesira, personagem de Sophia Loren, decide abandonar a cidade e levar a filha Rosetta (Eleonora Brown) para uma localidade no centro da Itália, em busca de segurança.

“A obra possui grande importância pelos aspectos da relação entre mãe e filha e a determinação da primeira em proteger sua garotinha, a despeito de todas as dificuldades”, relembra Wimer.

Após a exibição do longa, haverá debate sob o tema “o comportamento e a maldade humana”, com a participação da psiquiatra e atriz Vanessa Greghi, e Yuri Teixeira, especialista no desenvolvimento de produtos audiovisuais, eventos e cursos.

Sinopse


O filme conta a história de Cesira, viúva dona de uma loja em Roma, e Rosseta, sua filha adolescente que é muito devota do catolicismo. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando a capital italiana estava sendo intensamente bombardeada pelos Aliados, razão pela qual Cesira decide abandonar a cidade e levar sua filha para Ciociaria, sua montanhosa região de origem, localizada no centro da Itália.

Lá Cesira chama a atenção de um jovem intelectual chamado Michele, com quem compartilha a simpatia pelos ideais comunistas. Entretato, Michele é levado como prisioneiro por soldados alemães que esperam usá-lo como guia para se familiarizarem com o terreno montanhoso.

Mais tarde, Cesira descobre que Michele foi assassinado pelos alemães. Durante meses mãe e filha esperam pela chegada das tropas aliadas. Mas a libertação traz uma tragédia não esperada. No caminho de volta para Roma, as duas são estupradas por Goumiers, soldados aliados marroquinos, do exército francês, e a filha acaba sofrendo um colapso mental.



Ficha técnica

Duas Mulheres
Título Original - La Ciociara
Direção -  Vittorio de Sica
Gênero - Drama
Ano de Lançamento - 1960

Elenco - Sophia Loren, Jean-Paul Belmondo e Eleonora Brown 
Duração - 100 min

Serviço

APM - CINE Debate
Data - 20 de julho de 2018
Horário - 19h
Local - Auditório da Associação Paulista de Medicina
Endereço - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, 9º andar - Bela Vista - São Paulo
Informações e reservas  11 3188-4301/4302 ou eventosculturais@apm.org.br

Comentários