Aventura e superação: Operação Abacaxi

A jornada, retratada por Hugo Vidal e que está sendo lançada em livro, mostra que não há época nem tempo certo para lutar pelo que realmente se quer


Capa do livro: "Operação Abacaxi -Flashes de uma aventura" 
Imagem - Divulgação 
Com 85 anos, muito se engana que o cansaço chegou para Hugo Vidal, uruguaio de nascimento, mas que logo adotou o Brasil como seu lar oficial. O nome pode não ser conhecido de muitos, mas Hugo, que já passou pelas carreiras de trainee, vendedor, administrador, empresário, industrial, agricultor, pecuarista, velejador, viajante, aventureiro, foi um dos protagonistas de uma das mais conhecidas e incríveis histórias que se passaram no Brasil nos anos 50.

Na época, ele e mais dois amigos, Charles Downey e Jan Stekly, com 19 anos na época, foram um dos primeiros jovens a se aventurar de jipe em uma viagem do Brasil ao Canadá, passando pelo Alasca. O motivo: participar do oitavo Jamboree Mundial (evento máximo do Movimento Escoteiro que ocorre a cada quatro anos) que seria realizado pela primeira vez no continente americano.

Entre as inúmeras curiosidades e dificuldades da viagem, que por causa delas foi batizada de “Operação Abacaxi”, foi a ideia de modificar o jipe utilizado na viagem com peças produzidas por 25 fabricantes nacionais, numa forma de conseguir recursos e ainda ajudar a promover a indústria automobilística brasileira, que na época era desacreditada por todos.

63 anos após a realização da incrível expedição, Hugo se viu obrigado a enfrentar mais um desafio que tinha relação com a viagem da sua vida: transformar sua experiência e relatos de 1 ano e 12 dias de estrada em livro.

O desafio mais uma vez foi vencido e a história que antes fazia parte apenas da memória de seus participantes, agora poderá ser conhecida por todos: “Operação Abacaxi – Flashes de uma aventura” chega às livrarias e, como descreve seu autor, “ é muito mais que um diário de viagens e sim um compilado de causos, situações, episódios, incidentes aventurosos, arriscados, cômicos e até filosóficos”.

Ficha técnica

Flashes de uma aventura - Operação Abacaxi
Flashes of an adventure - Operation Pineapple
Autor - Hugo J. Vidal
Idioma - Português/Inglês
Editora - Overlander
Ano - 2018
Páginas - 180
Preço - R$ 95,00

Clique Aqui para mais informações ou comprar