Ator Tonico Pereira estreia monólogo

Foto divulgação: Igor Mota

Adaptação da obra “Apologia de Sócrates”, do filósofo e matemático Platão, espetáculo debate a liberdade de expressão e o pensamento no mundo contemporâneo

Aos 50 anos de carreira, e quase 70 de vida, Tonico Pereira sobe ao palco do Teatro Nair Bello com a comédia filosófica - O julgamento de Sócrates – a partir de 21 de julho. Em turnê pelo Brasil, solo é sucesso de crítica e público e marca a carreira de Tonico que interpreta seu primeiro monólogo. Em cena, interpreta um dos fundadores da filosofia ocidental cuja adaptação assinada por Ivan Fernandes, da obra ‘Apologia de Sócrates’, do filósofo e matemático Platão, dramatiza a defesa de Sócrates, no julgamento que o condenou à morte por envenenamento.

O texto, por ser um dos primeiros grandes casos na história em que um homem foi condenado por ter ideias diferentes da sociedade, debate a liberdade de expressão e o pensamento no mundo contemporâneo. As sessões acontecem aos sábados, 21h e aos domingos, 19h, com temporada até dia 9 de setembro.

No palco, Sócrates defende suas ideias, mas, acima de tudo, o direito de tê-las. Para Tonico, o espetáculo é um “antiteatro”, ou seja, não é um espetáculo cheio de glamour, e sim uma troca de ideias com figurino, cenário e trilhas simples. "É essencialmente artesanal, sem muitos recursos, mas isso é a essência do teatro", afirma.

Para o autor, Ivan Fernandes, a inspiração veio da ideia de se falar dos tempos atuais. “Não queria falar diretamente sobre isso, até porque muitas pessoas estão sem distanciamento. Então, me ocorreu falar que tudo que se tornou em um grande julgamento”.


Ficha técnica

Texto - Ivan Fernandes - livremente inspirado na obra de Platão
Direção - Ivan Fernandes e Tonico Pereira
Elenco - Tonico Pereira
Cenário e Figurinos - Palloma Morimoto
Iluminação - Frederico Eça
Trilha Sonora Original - Frederico Eça
Design Gráfico - Marcello Queiroz
Fotos de divulgação - Victor Pollak
Fotos de cena - Igor Mota
Direção de Produção - Caio Bucker
Produção Executiva e Turnê - Ricardo Fernandes
Assistente de Produção: Aline Monteiro
Assessoria de Imprensa - Carlos Gilberto
Realização - Bucker Produções Artísticas

Serviço

Sinopse

Livre adaptação de “Apologia de Sócrates”, de Platão, realizada por Ivan Fernandes em forma de monólogo, ator Tonico Pereira dramatiza a defesa de Sócrates, no julgamento que o condenou à morte por envenenamento.

O Julgamento de Sócrates
Estreia - 21 de julho
Temporada - 21 de Julho a 09 de Setembro  2018
Local - Teatro Nair Bello - Shopping Frei Caneca
Endereço - Rua Frei Caneca, 569- loja 401 A - Cerqueira César - São Paulo
Horários - sábados às 21h e Domingos às 19h
Ingressos - R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia
Classificação etária: 12 anos
Duração - 50 minutos
Capacidade - 200 Lugares
Gênero - comédia filosófica
Informações - 11 3472-2414
Bilheteria - de quarta a sábado, das 15h às 21h; Domingos, das 15h às 19h