O futebol é tema de documentários em curtas-metragens e debate no SescTV

Cores do Futebol: O Poeta Americano. Foto: Divulgação.

A paixão pelo esporte, sua contribuição na construção da identidade nacional e o combate à intolerância são assuntos abordados nos filmes

Para discutir o esporte mais popular do mundo, o futebol, o SescTV apresenta, no dia 04 de julho, quarta-feira, a partir das 21h, os documentários em curtas-metragens O Poeta Americano (Brasil, 10 min.), dirigido por Lírio Ferreira, e Futebol sem Insultos (Espanha, 11 min. 36 seg.), dirigido por Quim Cuixart. Ambos integram o projeto Cores do Futebol, uma iniciativa da TAL - Televisão América Latina com apoio da Glomex - Global Media Exchange. No dia 06 de julho, sexta-feira, às 22h, o tema também é debatido em Pátrias do Futebol, episódio da série Contraplano, dirigida por Luiz R. Cabral.

O curta O Poeta Americano, realizado pelo Sesc São Paulo, com produção do SescTV, mostra a paixão do escritor pernambucano João de Melo Neto pelo América Futebol Clube, fundado em 12 de abril de 1914, em Recife - PE. O poeta dedicou várias linhas de sua obra ao seu time de coração. Iniciativas, na Espanha, para combater a violência e a intolerância contra profissionais dos esportes e entre os torcedores são reveladas no filme Futebol sem Insultos, produzido pela TVE - Televisión Española. A obra expõe momentos em que torcidas se opõem aos árbitros; e também acompanha um campeonato de futebol - não oficial, com o lema homônimo ao curta -, cujo intuito é sensibilizar alunos sobre valores do respeito e da esportividade. 

O projeto Cores do Futebol tem como objetivo a produção de uma série de documentários em curta-metragem sobre o esporte, por TVs públicas, educativas e culturais, com finalidade pública, de países dos cinco continentes. 

Já o episódio Pátrias do Futebol, da série Contraplano, discute o tema identidade nacional e futebol, a partir de análises de filmes feitas pela professora de comunicação Ivana Bentes e pela historiadora Mary Del Priore. O documentário Garrincha, Alegria do Povo (Brasil, 1962, 70 min.), dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, que fala sobre um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, é o primeiro a ser analisado. Para Ivana, ao se aproximar da figura do jogador Garrincha, o diretor quis mostrar, no longa, a cara das pessoas na arquibancada. “Ele era um garoto pobre que se tornou uma referência nessa mitologia brasileira”, explica. Já Mary chama a atenção para o fato de que naquele momento as misturas de raças eram debatidas por nomes como Gilberto Freyre, Nelson Rodrigues e José Lins do Rego, a fim de dar uma cara ao Brasil. “E essa cara é a cara do Garrincha”, afirma a historiadora.

Ivana e Mary também conversam sobre o documentário Maradona (Espanha/França, 2008, 90 min. - Trailer abaixo), de Emir Kusturika, que aborda a importância do craque argentino para sua nação e a paixão dos torcedores por ele. “Do auge à decadência, ele passa por todos os estágios da trajetória do mito”, afirma Ivana. Mary lembra que desde os anos de 1930, principalmente durante o peronismo, o país transformou o futebol em uma verdadeira arma de coesão nacional. “Eu acho que o Maradona não escapa desse processo de identificação, de valorização da Argentina com o futebol”, completa a historiadora.



Com mediação do jornalista Miguel De Almeida, Ivana e Mary falam, ainda, sobre os filmes O Corintiano (Brasil, 1966, 98 min.), de Milton Amaral, e Boleiros - Era Uma Vez o Futebol (Brasil,1998, 93 min.), de Ugo Giorgetti. O primeiro traz Amácio Mazzaropi no personagem de Jeca Tatu para retratar, de forma caricatural, a rivalidade entre os torcedores dos times paulistas Corinthians e Palmeiras. O segundo, apresenta seis crônicas para descrever a paixão do brasileiro pelo futebol por meio de seus bastidores. 

Sob demanda

Os filmes O Poeta Americano e Futebol sem Insultos e mais 23 curtas que integram a série Cores do Futebol, podem ser assistidos no link http://bit.ly/FutebolSescTV, e o episódio Pátrias do Futebol, da série Contraplano, em http://bit.ly/FutebolCP 

Sobre o SescTV 

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Projeto - Cores do Futebol
Iniciativa - TAL - Televisão América Latina
Apoio - Glomex - Global Media Exchange

Curta - O Poeta Americano (Brasil, 10 min.)
Direção - Lírio Ferreira
Produtora - Chá Cinematográfico
Realização - Sesc 

Curta - Futebol sem Insultos (Espanha, 11 min. 36 s.),
Direção - Quim Cuixart
Produção - TVE 

Dia - 04 de julho, quarta, a partir das 21h 
Reapresentações: 5/7, quinta-feira, a partir das 15h30; 6/7, sexta-feira, a partir das 17h; 7/7, sábado, a partir das 20h30; 8/7, domingo, a partir das 14h, e a partir das 22h30.
Classificação indicativa: Livre

Série - Contraplano
Episódio: Pátrias do Futebol
Dia - 06 de julho, sexta-feira, às 22h
Reapresentações - dia 07, sábado, às 4h e às 24h; 09, segunda-feira, à 1h; e 10 de julho, terça-feira, às 24h.
Classificação indicativa - Livre
Direção - Luiz R. Cabral
Produção - Plateau Produções
Classificação indicativa - 12 anos
Duração - 51 min.

Para sintonizar o SescTV
Canal 128 da Oi TV ou consulte sua operadora