O documentário Mona - A Luta da Mulher Negra com Deficiência no Brasil será exibido na Unibes Cultural

Foto - Divulgação

Após a projeção, haverá mesa de debate com Mona Rikumbi, a primeira negra e cadeirante a atuar no Theatro Municipal de São Paulo

A Unibes Cultural exibe, no dia 8, sexta-feira, o documentário Mona – A luta da mulher negra com deficiência no Brasil, do diretor Lucca Messer, a partir das 19h30. Após a apresentação, acontece debate com o diretor da obra, a jornalista e socióloga Celia Corrêa, a secretária do Clube dos Paraplégicos de São Paulo, Suely Rezende e Sandra Ramalhoso, do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente.

Em um país onde grande parte da população é negra, vive na periferia, possui um alto número de mães solteiras ou que cuidam dos filhos sem a participação dos pais. Há falha. É por isso que a história de Mona precisou ser contada, registrada e documentada. Ela é festa, é luz, é movimento, apesar de se locomover em uma cadeira de rodas desde 2007, por conta da Neuromielite Óptica, descoberta aos 30 anos.

Mona começou a faculdade de Nutrição, mas precisou abandonar. Montou um restaurante com amigas que foi fechado. Encontrou-se na Enfermagem e nunca abandonou o teatro e a dança. Assim, tornou-se a primeira mulher negra cadeirante a se apresentar no palco do Theatro Municipal de São Paulo. Ela também é mãe e sempre cuidou sozinha do filho, que hoje tem 24 anos. E que a preocupa sempre que sai de casa, pelo tratamento enfrentado por todo jovem negro de periferia no país. O evento é gratuito e o ingresso pode ser retirado no site da instituição.

Sobre a Unibes Cultural
Ao completar dois anos de atividade, a Unibes Cultural consolida seu papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo, ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Assim, a instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de espaço, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

Serviço
Exibição do documentário Mona - A Luta da Mulher Negra com Deficiência no Brasil
Local - Unibes Cultural
Endereço - Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré
Telefone 11 3065-4333
Data - 8 de junho (terça-feira)
Horário - 19h30
Evento gratuito
Estacionamentos conveniados
Rua Oscar Freire, 2617 e Rua Amália de Noronha,127





Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro