Nova Fronteira lança A câmara clara na coleção Clássicos de Ouro




A Nova Fronteira lança na coleção Clássicos de Ouro o livro A câmara clara, do autor francês Roland Barthes. Considerado um dos mais importantes pensadores contemporâneos, Barthes explora na obra a diferença de reprodução da imagem na câmara clara - copiada pela mão do homem -, e na câmara escura, a fotografia - reproduzida mecanicamente sem a interferência humana.

Nascido em 1915, Roland Barthes foi um escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês. Sua influência no campo teórico da comunicação é muito significativa, em especial ao analisar a fotografia pelo viés da semiótica, que é justamente o tema de A câmara clara, sua obra-prima.

O livro, publicado em 1980, tornou-se uma das maiores referências sobre o assunto. Nele, o escritor estabelece uma correlação entre os processos ópticos de reprodução da imagem para nos mostrar que, sem a intervenção pessoal, subjetiva, do observador - que pode ver nela muito mais do que o registro realista ou a mensagem codificada -, a fotografia ficaria limitada ao registro documental. A câmara clara não é, portanto, um tratado sobre a fotografia enquanto arte nem uma história sobre o tema.

Absolutamente original, Barthes se lança à tarefa de decifrar o objeto artístico, a “obra” entendida como mecanismo produtor de sentido. Além de uma reflexão sobre a imagem fotográfica, o livro é, também, uma apaixonada e dramática meditação sobre a vida e a morte.

A coleção Clássicos de Ouro revisita grandes clássicos do catálogo histórico da Ediouro em edições especiais e limitadas de vários gêneros da literatura. Lançada em janeiro de 2017, a coleção teve 18 lançamentos no ano passado, entre eles Os mandarins, Dez dias que abalaram o mundo e A guerra dos Mundos, e mais seis lançamentos nesse primeiro semestre de 2018, como Orgulho e preconceito, Orlando, A obra em negro e Contos de Tchekhov.

Ficha Técnica
A câmara Clara
Autor - Roland Barthes
Editora Nova Fronteira - Coleção Clássicos de Ouro
Páginas - 112
Preço - R$ 49,90