Músicos da Filarmônica da Unicesumar vivem experiência na Itália


Foto - Divulgação
Integrantes da Orquestra passaram quase um mês imersos em aprendizado no Conservatório Cesare Pollini de Pádova, um dos mais importantes do país

Integrantes da Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) passaram quase um mês de intenso aprendizado no Conservatório Cesare Pollini de Pádova, na Itália. O local é um dos mais importantes do país, também destino preferido dos amantes da ópera, gênero musical que combina música instrumental e canto.

Essa foi a segunda turma a estudar no conservatório italiano, por meio do intercâmbio firmado com o Festival Internacional de Música da escola Sonata (de Francisco Beltrão - PR), Rotary Clube, Teralife e Unicesumar.

Os violinistas Luiz Carlos Franzão, Marcelo Onetta e Mary Hilary; o contrabaixista acústico Douglas Henrique Lemes; e o cantor lírico Etcheverry Santi ficaram no conservatório entre os dias 7 de maio e 1º de julho, com o maestro Elio Orio. No ano passado, Orio auxiliou a Filarmônica na preparação do concerto “Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, para apresentação no festival de Francisco Beltrão.

“O intercâmbio soma uma espetacular experiência musical dos jovens músicos da Filarmônica Unicesumar, que tiveram contato com o berço do universo erudito. Os músicos foram presenteados com aulas de altíssimo nível e participaram de atividades em orquestras e conjuntos, as quais influenciarão na carreira dos contemplados”, disse Davi Oliveira, diretor artístico e regente titular da Filarmônica.

Para Mary, estudante de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e integrante da Orquestra, ter aulas de violino na Itália foi uma experiência excepcional. “Tudo muito interessante e veio ao encontro com o que a gente já está aprendendo e também houve a oportunidade de conhecer coisas novas. Foi inesquecível”, comentou.

Foto - Divulgação
Apresentações
A próxima apresentação da Orquestra é o concerto Gala Lírica, no próximo dia 24, às 20h, no Teatro Calil Hadddad, em Maringá, com solistas convidados e participação do Cobra Coral de Maringá. Os convites (R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada) estão à venda na livraria Campustore, que fica no bloco 8 na Unicesumar. O horário de atendimento da loja é das 8h às 22h.

Nos dias 30 e 31 de julho, a Orquestra Filarmônica Unicesumar se apresentará no Teatro Municipal Sonia Silvestre, em Marialva, na região de Maringá. O concerto será com temas de filmes.

Histórico
A Orquestra Filarmônica Unicesumar iniciou os ensaios em fevereiro de 2013. A primeira apresentação foi no mesmo ano, em 17 de março, no campus da instituição, em Maringá.

O grupo tem CDs e DVDs gravados, a exemplo de “Temas de Filmes”, em 2012, no Teatro Guaíra, em Curitiba, com a capacidade esgotada. O maestro convidado, Roberto Tibiriçá, também esteve à frente da Orquestra no “Festival Tchaikovsky”. O cantor Lenine já teve acompanhamento do grupo em suas obras.

A Orquestra executa um programa de concerto diversificado, com obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais e trilhas sonoras. O grupo realiza concertos temáticos, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras.

O corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da Unicesumar. São profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. São 65 músicos organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção do Departamento de Cultura e Artes (DCA) da Unicesumar.

Comentários