Mostra de Comédia Física invade o Teatro Commune


A mostra integra o projeto Improviso na Consolação, uma criativa ocupação do Teatro Commune, vencedor do Edital Território das Artes do Proac 2017

Vários espetáculos criados a partir da linguagem da comédia física e visual, dirigidos pelo inglês John Mowat, serão apresentados de 06 a 11 de junho no Teatro Commune, numa mostra inédita.

O espetáculo de abertura é Celebração da Realidade, com Isis Madi e Bruno, textos de Eduardo Galeano, no segundo dia Andrea Padilha de Florianópolis, apresenta o solo A Garota da Capa, no terceiro dia Rodrigo Marnet e Tai Stork apresentam The Balcony, uma versão bem divertida de Romeu e Julieta, no sábado e domingo apresentam-se Caco Monteiro, com Godó, o mensageiro do vale, da Bahia e Otelo, versão tragicômica do Coletivo Teatral Commune, na segunda feira, 11 de junho, Godó volta à cena de manhã e a tarde e à noite acontece uma demonstração técnica de John Mowat, seguida de uma conversa com todos os artistas convidados.

É a primeira vez que acontece em São Paulo uma mostra de comédia física com a apresentação dos espetáculos de John Mowat, que vem fazendo sucesso em toda a Europa. As apresentações abertas ao público têm preços populares e as destinadas às escolas são gratuitas, que devem ser agendadas pelos telefones 11 34760792 - 97665 2205.

Sobre o diretor

John Mowat é um dos encenadores mais criativos e originais da atualidade. Nasceu em Londres, onde estudou escultura na Royal Academy Schools. Estudou mímica corporal com Ronal Wilson na City Literary Institute e na Escola de Jacques Lecoq.
Sua carreira em Teatro começou em 1980, quando apresentou seu primeiro show solo. Em 1994, foi um dos co-criadores da companhia Oddbodies Theatre, sediada em Londres. Como ator e diretor, com seu estilo de comédia altamente visual, viajou por mais de cinquenta países. Dirigiu cenicamente a Orquestra Sinfônica de Londres e foi parceiro de Nola Rae e Matthew Ridout em vários espetáculos. Dirigiu por 17 anos a Companhia do Chapitô, de Lisboa, Portugal, criando espetáculos memoráveis, como, Édipo Rei, Macbeth, A Tempestade, Romeu e Julieta, Medeia, Tartufo, Jekyll and Hyde, Drákula, O Grande Criador,entre outros. Já foi reconhecido pela mídia internacional como um dos principais mímicos do mundo. Confira baixo a programação completa:

Mesa de Conversa com John Mowat e os artistas dos espetáculos convidados para a mostra

Tentativa e Erro - Uma aula espetáculo com John Mowat
Nesse entretenimento educacional, com a ajuda de alguns voluntários, é mostrado alguns aspectos visuais da criação e realização do teatro.
1. Improvisação e jogo
2. Desenvolvimento e brincadeira com personagens usando máscaras
3. Explorando cenas e textos

Celebração da Realidade
Com textos de Eduardo Galeano

Na peça, Isis Madi e Bruno Garcia, sob a direção de John Mowat, trazem à cena contos de “O Livro dos Abraços” de Eduardo Galeano. Por meio de uma linguagem sintética e bem-humorada cada uma das cenas apresenta o ponto de vista de gente anônima e nos convida a refletir e questionar nossa participação na construção da História. Com um olho no microscópio e outro no telescópio, pois segundo Galeano é nas pequenas coisas que se alimenta a grandeza do universo.

Além disso, apresenta cenas inspiradas em contos escritos por Eduardo Galeano em “O Livro dos Abraços”. Na mesma linha dos trabalhos do diretor, abusando do sarcasmo e da visualidade, o espetáculo mantém a narrativa dos contos escolhidos que, através de uma linguagem sintética, contam fatos da história universal a partir de pequenos causos da vida cotidiana, assim como obra fonte de inspiração dessa montagem: O Livro dos Abraços. Este trata a memória como coisa viva, sua memória pessoal e a nossa memória coletiva, da América. A montagem parte das expressões de Galeano em busca de uma dramaticidade que transporte seus personagens e situações para contextos inusitados cenicamente. A encenação propõe transformar em ação a escrita, transmutando-a em narrativas ou diálogos, para assim revelar a teatralidade.

Composta por cenas curtas e sintéticas, tal qual o livro que a inspira, a peça busca o equilíbrio entre momentos narrativos e ação dramática. O jogo cênico é totalmente revelado, as transições de personagens e cenas são feitas abertamente, depositando sobre a corporeidade e a palavra a capacidade de transformação da cena.

Com um olho no microscópio e outro no telescópio, as cenas relembram que a história é de todos. Cada passagem nos convida a refletir e questionar sobre nosso protagonismo e pertencimento na construção da História, especialmente neste momento em que se discute questões relacionadas a cidadania, democracia, liberdade de expressão, religião, entre outros. Relembrar é um meio de vivificação e propagação da nossa memória latino-americana.

O diretor, ator, mímico, escultor e cômico John Mowat, conduz com primor a conexão entre palavra, corpo e espaço, explorando as potencialidades físicas dos intérpretes. Em sua experiência como diretor, em especial da Companhia do Chapitô (Portugal), o modo como trabalha para que corpos e palavras se apropriem uns dos outros, em uma cena sem mais elementos cenográficos do que as panagens do teatro e com figurinos absolutamente cotidianos, evidenciam a enorme capacidade de síntese do diretor. Celebração da Realidade é produzido pela Périplo Produções que realizou este projeto a partir de recursos próprios.

Ficha técnica
Direção e Encenação - John Mowat
Elenco - Isis Madi e Bruno Garcia
Assistência de direção - Bruno Garcia
Trilha Sonora - Paulo Kishimoto
Cenografia - Criss de Paulo
Diretor de Produção - Pedro de Freitas - Périplo Produções
Produtores Associados - Isis Madi, Bruno Garcia e Pedro de Freitas
Duração - 65 minutos
Classificação Indicativa - Livre

A Garota da Capa
O espetáculo estreou em agosto de 2011, na cidade de Florianópolis. As cenas foram criadas por meio do processo de improvisação, retratando a fome de forma mais abrangente. No intuito de dar continuidade a pesquisa que a atriz, Andrea Padilha. investiga há 23 anos, também se manteve o recurso da não utilização da fala, apenas o gramelo, como meio de valorizar a ação em alguns momentos da cena. Percebe-se algumas pitadas da palhaçaria e Andrea como um espelho da plateia, reflete situações cotidianas, principalmente do universo feminino, provocando no público a reflexão sobre temas que abordam a solidão, frustrações, amor. Pode ser dizer que é um espetáculo inteligente e que transita entre o drama e a comédia. Risos e lágrimas, aplausos.A Garota da Capa é uma peça sem falas, que narra a história de uma mulher sozinha em seu apartamento, vivendo a vida por meio de revistas.

The Balcony

The Balcony é um espetáculo de comédia visual livremente inspirado na obra "Romeu e Julieta" de William Shakespeare. Sob a direção de John Mowat e construída com a colaboração artística de Julio Adrião, a peça subverte o clássico romântico e coloca a sacada (balcony, em inglês) de Julieta no centro de um universo de imagens físicas criadas pelos atores Rodrigo Marnet e Tai Stork, que aproxima a trama Shakespeariana do público, culminando em uma experiência única realizada pela Cia de Teatro Oásis.

Otelo

"Otelo, adaptação de John Mowat da peça de William Shakespeare, é uma abordagem cômica desta grande tragédia, que lida com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento.
A inversão da etnicidade de Desdêmona e Otelo oferece uma nova visão sobre a relação deste casal. Desdemona, uma garota negra, está apaixonada e casa-se secretamente com um jovem general branco do exército veneziano, contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia.
Cinco atores interpretam todos os personagens sendo que um deles não apenas representa um juiz e um cão, mas 52.724 soldados do exército veneziano. Só vendo pra crer.
Otelo, um grande general que não consegue perceber os verdadeiros inimigos no plano pessoal, Desdêmona e sua séria obsessão por contar soldados; Iago, que certamente é o que é, Cássio, com seu interesse peculiar por lenços femininos, Bianca e seu relacionamento íntimo com os soldados do exército veneziano, todos os 52.724; Rodrigo e suas patéticas tentativas para conquistar Desdêmona; Emília que tudo vê e tudo ouve, Dona Brabancia e sua relação secreta com o genro; o exército veneziano, uma destemida força de combate com sua paixão insaciável pela prostituta Bianca, a frota turca e seus Bigodes fantásticos, o governador de Chipre, sempre atrapalhando o caminho, um juiz, sempre preparado para silenciar a corte e um cão fiel e obediente, mas com um temperamento incontrolável.

Ficha técnica
Otelo, baseado na peça de William Shakespeare
Direção Geral e Concepção - John Mowat
Co-direção e Assistente de Criação - Augusto Marin
Elenco - Miriamm Lima, Alan Benatti, Silvia Nicollatto, Paulo Dantas e Augusto Marin
Produção - Kelly Laser

Godó, o mensageiro do Vale

Uma ficção inspirada na história que aconteceu no Vale do Paty, entre os anos de 1937 a 1985, Chapada Diamantina na Bahia, onde viviam 2000 famílias que foram obrigadas a abandonar suas terras por um decreto do governo militar de Costa e Silva, onde foi proibido o cultivo do café na região dando lugar a uma reserva ecológica.

Hoje no local vivem 8 famílias. Esta ficção se concentrará na história de uma delas, a família de D. Dalzija e seu filho Jaiso, carinhosamente conhecido como Godó devido ao seu gosto pela comida picada região chamada“godó" (pure de banana).

A peça, por meio de flashbacks narra as experiências de vida de um senhor de 90 anos. Godó quando menino tinha uma galinha, sua melhor amiga, que se chamava Zenaide e também um amigo invisível chamado Biziu. Um dia Godó estava no fundo da casa quando de repente viu uma revoada de vagalumes no riacho, ele pega um e leva para dar de presente a sua mãe que descobre que este vagalume era na verdade um diamante, esta descoberta poderá mudar totalmente a vida deles.

Ficha técnica
Direção - John Mowat
Texto e Elenco - Caco Monteiro
Operador de Luz - Antônio Kika
Produção- Jusele Sá
Duração: 50 minutos
livre

Serviço
Mostra de Comédia Física
Local - Teatro Commune
Endereço - Rua da Consolação, 1218, Consolação - ao lado do metro Mackenzie-Higienópolis com estacionamento ao lado.
Capacidade até 100 lugares
Informações 11 34760792 e 11 97665 2205

Quarta dia 06 de junho
21h Celebração da realidade (SP) + bate-papo
Valor do Ingresso - R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia e atores com DRT) R$ 10,00 (antecipado)
Quinta dia 07 de junho
10h - Celebração da Realidade (SP) - Gratuito para escolas – mediante lotação.
21h - A Garota da Capa
Valor do Ingresso - R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia e atores com DRT) R$ 10,00 (antecipado)
Sexta dia 08 de junho
10h - A Garota da Capa) - Gratuito e para escolas mediante lotação
19h - The Balcony -Romeu e Julieta - Gratuito e para escolas mediante lotação
Valor do Ingresso - R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia e atores com DRT) R$ 10,00 (antecipado)
21h - The Balcony - Romeu e Julieta - 21 horas ingressos R30,00 (inteira) e 15,00 (meia e atores com DRT)
Sábado dia 09 de junho
18h - Godó- Gratuito para escolas mediante lotação
21h - Otelo
Valor do Ingresso - R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia e atores com DRT) R$ 10,00 (antecipado)
Domingo dia 10 de junho
17h - Godó - gratuito e para escolas mediante lotação
19h30 - Otelo
Valor do Ingresso - R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia e atores com DRT) R$ 10,00 (antecipado)
Segunda dia 11 de junho
20h – Aula Espetáculo com John Mowat + Mesa de debates com John e os grupos da mostra.
Valor do Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro