Instituto Pró-Livro comemora um ano de sua plataforma

Ferramenta colaborativa, a Plataforma Pró-Livro já recebeu mais de 300 projetos


Com a expectativa de possibilitar o mapeamento das ações de promoção da leitura e formação leitora desenvolvidas em todo o país, o Instituto Pró-Livro oferece, há um ano, uma ferramenta digital, que, tem também por objetivo, valorizar, divulgar e possibilitar o acesso e o intercâmbio de experiências, estudos e ideias sobre o tema.

De acordo com o presidente do Instituto Pró-Livro, Luís Antônio Torelli, os números mostram que, apesar do pouco tempo no ar, a plataforma está no caminho certo. Entre agosto do ano passado e março deste ano, foram 44 mil visualizações e 18 mil usuários.
Nesse ambiente digital, que tem como proposta a construção colaborativa, OSCs (Organizações da Sociedade Civil), Bibliotecas, Institutos e governos, já cadastraram cerca de 300 projetos, e estão possibilitando acesso a seus projetos, experiências, estudos/pesquisas e ideias sobre formação leitora e promoção da leitura e do acesso ao livro.

A Plataforma acolheu ainda as inscrições de projetos para duas edições do Prêmio IPL – Retratos da leitura. “Assim, damos conta de mais um objetivo: valorizar e divulgar os projetos finalistas e premiados. Muitos deles foram notícias na Plataforma e na Newsletter Pró-Livro”, destaca Torelli.

“Acredito que conseguimos criar uma ferramenta colaborativa que tem muito potencial para criar conexões e fomentar novas iniciativas. Nosso desafio, agora, é mobilizar todos aqueles que desenvolvem ações exitosas de promoção da leitura, pelo Brasil, a apresentarem seus projetos. Neste ano, nossa expectativa é a de aumentar as conexões para o intercâmbio e a difusão dessas experiências; oferecer curadoria para aqueles que buscam implantar ou qualificar seus projetos, além de dar maior visibilidade à essas ações. Torço para que investidores sociais descubram esse mapeamento como um repertório de boas práticas a serem patrocinadas”, finaliza Torelli.



Sobre o Instituto


O Instituto Pró-Livro, criado em 2006 e mantido pelas entidades do livro –Abrelivros, CBL e SNEL, tem a missão de promover ações de fomento à leitura e, de transformar o Brasil em um país de leitores. Realiza periodicamente a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, para avaliar impactos, orientar políticas públicas do livro e da leitura, promover a reflexão e estudos sobre os hábitos de leitura do brasileiro e, desta forma, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro.

Também é responsável pelo Prêmio IPL - Retratos da Leitura, que tem como objetivo reconhecer e homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, deste modo, promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. Estas ações foram todas mapeadas por meio da Plataforma Pró-Livro que reúne informações destas práticas ao redor do país e, incentiva a troca de experiências.