Exposição traz um novo olhar para cartões postais do Centro de SP

Edifício Altino Arantes 
Thales Lira
Mostra "Expressões do Centro" marca a inauguração do open mall Pátio Metrô São Bento

O Centro de São Paulo é vivo, intenso, caótico, histórico, contemporâneo. O Centro é trabalho, mas também é lazer. O Centro diz o que vivemos e indica o que vem por aí. O Centro é, ao mesmo tempo, individual e coletivo. Cada um tem sua maneira de enxergar e viver o coração da maior cidade da América Latina, mas um fato é unânime: é impossível ficar indiferente ao Centro.

Nesse contexto, nasceu a mostra “Expressões do Centro”, que inaugura o espaço cultural do novo open mall Pátio Metrô São Bento. Foram convidados quatro artistas visuais para ilustrar 12 lugares icônicos da região. Fernanda Vaz, Natália Gregorini, Thales Lira e Victor Gáspari Canela aportaram seus olhares para dar novas feições a cartões postais já conhecidos.

Ladeira Porto Geral 
Natalia Gregorini
A abertura do Pátio Metrô São Bento marca uma nova etapa do Largo São Bento, local que faz parte da história de São Paulo desde a fundação da cidade, em 1554. Por isso, valorizar o passado, a cultura e a arte da região está entre os seus principais do empreendimento.

A exposição convida o expectador a refletir sobre locais do cotidiano da cidade que muitas vezes passam despercebidos. “A partir das visões dos artistas, a mostra incentiva que cada pessoa se desafie a olhar e a se relacionar com o Centro de uma nova maneira", reflete Isabela Parrón, gerente de marketing e ações culturais do empreendimento.

Os artistas consideraram o projeto uma forma de interagir com a cidade. Para Thales Lira, que mudou recentemente para a capital paulista, desenhar a cidade talvez seja uma das melhores formas de conhecê-la.

Mosteiro de São Bento 
Fernanda Vaz de Campos 
Já Natalia Gregorini pensa que caminhar por São Paulo é sempre um misto de maravilhamento e angústias. “O projeto me interessou por me dar a oportunidade de mostrar e contar uma história sobre a São Paulo que eu vejo e me aproximo dela, podendo também fazer com que outras pessoas se sintam mais próximas”, diz.

“O Pátio gostaria de convidar a todos para dar uma volta pelos diferentes espaços onde a exposição está distribuída, circular e encontrar as obras para conferir as visões que os artistas têm do Centro. Afinal, cada um possui a sua. O objetivo é incentivar o diálogo sobre a nossa cidade”, finaliza Isabela.

Sobre os artistas

Thales Lira é um artista visual, possui Bacharel e Mestrado em Artes Visuais pela Unicamp. Atua nas áreas de design gráfico e ilustração, assim como projetos ligados à produção artística contemporânea. 

Nascido em 1986, Victor Gáspari Canela é roteirista e artista gráfico. Formado em audiovisual pela UFSCar, já escreveu, entre outras coisas, a segunda temporada do reality-show da MTV "Deu Match", episódios da série do Cartoon Network "Irmão do Jorel" e o curta-metragem premiado em Gramado "Miss & Grubs". No campo das artes visuais, publicou ilustrações na Folha de S. Paulo e na Revista do Sesc-SP, além de histórias em quadrinhos para publicações independentes, como o "Jornal Suplemento" e "Antílope" – revista que também edita.

Natália Gregorini (1990, Vilhena-RO) é formada em Artes Visuais pela UNICAMP, onde também cursa o mestrado em poéticas visuais, tendo o livro ilustrado e as narrativas visuais como tema de pesquisa. Vive em Campinas, onde divide ateliê com mais três artistas e se dedica à ilustração e ao ensino de artes.

Fernanda Vaz de Campos é arquiteta, ilustradora e urban sketcher de São Paulo. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e por toda sua vida profissional sempre utilizou o desenho como importante ferramenta de trabalho. Já ministrou cursos de aquarela e sketch, e por 4 anos trabalhou na organização do Simpósio Internacional de Urban Sketchers. Desde 2013 seu trabalho está focado em ilustrações para publicações, convites personalizados e decoração.

Serviço
Mosta Expressões do Centro
Local - Praça do Pátio Metrô São Bento
Data - de 01 de julho a 30 de setembro
Horário - todos os dias das 6h às 22h

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro