Em cartaz: O Muro, documentário de Lula Buarque de Hollanda


Documentário sobre a polarização social brasileira entra em cartaz no Cine Sesc na próxima quinta-feira, dia 14 de junho, com debate às 19h30

Realizado no auge da maior crise política e econômica da História recente do Brasil, o documentário O Muro é um registro das manifestações que tomaram o país nos meses que antecederam o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com uma estética experimental, na fronteira entre o documentário e a videoarte, o longa-metragem apresenta um retrato panorâmico da atual polarização social brasileira.

O Muro testemunha manifestantes de campos opostos compartilhando seus pontos de vista contrastantes, enquanto pensadores, cientistas políticos, historiadores, filósofos, acadêmicos e brasilianistas trazem outras leituras dos fatos. O muro de aço erguido no gramado da icônica Esplanada dos Ministérios, ao lado de fora do Congresso Nacional, planejado como um espaço de comunhão do povo brasileiro, torna-se o símbolo de nossa sociedade dividida.

O filme nos leva até a Alemanha, em busca da sombra do lendário Muro de Berlim, e a Israel, onde o muro que separa israelenses e palestinos simboliza a recusa em coexistir. Lula Buarque de Hollanda joga luz sobre o recente avanço da extrema-direita no Brasil e no mundo, examina a complexidade do momento, mescla depoimentos conflitantes e mostra, no caso do Brasil, um denominador comum: a postura de uma sociedade em franca transformação exigindo uma nova forma de se fazer política.

O Muro marca uma nova fase na carreira de Lula Buarque, que deixa de integrar o quadro de sócios-diretores da Conspiração Filmes - empresa da qual foi um dos co-fundadores, e se dedica a desenvolver o núcleo audiovisual da Espiral. Focado em projetos autorais de cinema, televisão e arte, Lula Buarque também coordena o núcleo de produção de conteúdo, onde trabalha em parceria com profissionais de roteiro, direção, tecnologia e arte, colaborando para diversos projetos com sua vasta experiência nas áreas de criação e produção.

O filme, que foi selecionado para a mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio 2017, e participou do Festival Internacional de Cinema de São Paulo 2017, entra em cartaz no dia 07 de junho no Rio (Estação Net Rio) e em 14 de junho em São Paulo (Cine Sesc).

Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013), o longa-metragem é uma produção inédita para o Curta!, e uma realização da produtora Espiral. O documentário estreia ainda este ano no Canal Curta!

Confira o trailer oficial do documentário


Sobre o Diretor
Lula Buarque premiado cineasta carioca, dirigiu ‘O Vendedor de Passados’, ‘O Mistério do Samba’ e ‘Pierre Verger, o mensageiro entre dois mundos’, entre outros filmes. Nos anos 90 foi um dos fundadores da Conspiração Filmes, dirigiu e produziu dezenas de videoclipes, especiais de TV e documentários musicais para os artistas Marisa Monte, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Legião Urbana, Titãs, Milton Nascimento, entre outros, além de filmes publicitários. Lula Buarque tem uma ampla filmografia, transita em diversos gêneros e aborda temas identitários e culturais brasileiros. Seus filmes participaram e foram premiados em diversos festivais nacionais e internacionais.

Serviço 
O Muro
Direção: Lula Buarque de Hollanda, Brasil, 87min
Local - 
Cine Sesc
Endereço - Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César - São Paulo - SP
Datas e horários - 14 a 20/06, às 15h e 15 a 19 de junho às 19h20Sessão especial com bate papo - 14 de junho às 19h30

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro