Cinema de Arte da Cinépolis exibe O Processo

Foto - Divulgação

Filme de Maria Augusta Ramos, estreia nesta segunda-feira, 25, Cinema de Arte do Cinépolis Jundaí Shopping

Ganhador de prêmios nos festivais Documenta Madrid, na Espanha, e Indie Lisboa, em Portugal, O Processo, estreia no Cinema de Arte do Cinépolis Jundaí Shopping, na próxima segunda-feira, dia 25 de junho. Baseado no processo de Impeachement que a então presidente Dilma Roussef sofre no Senado, sob a acusação de crimes fiscais, o longa é a oitava obra de Maria Augusta Ramos, que também dirigiu Justiça (2004), Juízo (2007), Morro dos Prazeres (2013) e Seca (2015).

Sem entrevistas, e feito a partir de imagens selecionadas das 450 horas filmadas durante todo o processo, o documentário busca refletir sobre o momento político atual. O elenco é composto de personagens reais e não há nenhuma interpretação de atores, Dilma Roussef, Luís Inácio Lula da Silva e Chico Buarque de Hollanda são alguns dos narradores dessa história.

Crítica Estrangeira
Tal qual seus ótimos filmes anteriores, como Justiça e Juízo, Maria Augusta Ramos aponta sua câmera de maneira distanciada para capturar as encenações de um julgamento e ousar começar a escrever nossa história recente além do ódio, das paixões e dos delírios febris que tem dominado as narrativas até agora. Carlos Merigo, Letterboxd

A palavra de Augusta
O processo do impeachment foi muito confuso, muito caótico. Muitos elementos não vieram à tona, ou foram suprimidos para que não viessem à tona, elucidando as razões da acusação e das denúncias contra a presidente. Para mim, era importante retratar essa dinâmica em toda a sua complexidade, possibilitar que essas outras narrativas também viessem à tona. Era importante dar outros elementos ao público, para que ele pudesse refletir sobre esse momento histórico. Maria Augusta Aamos, cineasta.

Sinopse
O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.

Ficha Técnica
O Processo - Brasil-Alemanha, 2018.
Documentário - 137 minutos. 14 anos.
Direção - Maria Augusta Ramos.
Elenco - Dilma Roussef, Luís Inácio Lula da Silva, Chico Buarque de Hollanda, Gleisi Roffmann, Janaína Paschoal e José Eduardo Cardoso.
Distribuição - Vitrine Filmes.

Serviço
Cinema de Arte Cinépolis Jundiaí Shopping - Sala 07
Endereço - Av Nove de Julho, 3.333 - Anhangabaú - Jundiaí - São Paulo
Data e Horário - De segunda-feira a quarta-feira – 19h30
Mais informações: www.cinemadearte.com.br