4ª Semana Nelson Mandela celebra centenário do líder Sul-Africano




Evento acontece no dia 3 de julho, a partir das 19h, no SESC Vila Mariana, com entrada franca.

A Associação Palas Athena realiza junto ao Sesc - Serviço Social do Comércio, em cooperação com a Unesco e do Consulado Geral da África do Sul em São Paulo, a 4ª Semana Nelson Mandela, no dia 3 de julho, terça-feira às 19h no Sesc Vila Mariana, com entrada franca. A semana faz parte do 122º Fórum do Comitê de Cultura de Paz e Não Violência.

Com o tema “Reconciliar é preciso”, o evento este ano celebra os cem anos de Nelson Mandela. Nascido em 18 de julho de 1918 num vilarejo sul-africano, Mandela se tornou um dos maiores líderes da história recente. Ativista pelo fim do apartheid - o regime de segregação racial patrocinado pelo Estado - passou 27 de seus 95 anos preso. Libertado em 1990, foi eleito presidente da África do Sul em 1994, iniciando um processo de reconciliação nacional. Viabilizou uma democracia pulsante com desenvolvimento socioeconômico, resgate da dignidade da cultura ancestral e pleno exercício dos direitos humanos para todos. 

Sua capacidade de negociar, congraçar e reconciliar não foi adquirida em universidades ou cortes de justiça, mas no mais improvável dos espaços - o presídio da Robben Island, onde cumpriu sentença de prisão perpétua. Após quase três décadas de reclusão, Mandela saiu para liderar seu país e inspirar milhões de pessoas e gerações a lutar pela reconciliação em vez da retaliação; pela mediação em lugar do conflito; pelo diálogo includente em vez do monólogo autoritário.

Nas suas próprias palavras: “Ao julgar nosso progresso como indivíduos, temos a tendência de nos concentrar em fatores externos, como posição social, influência e popularidade, riqueza e padrão de educação... mas fatores internos podem ser ainda mais cruciais para avaliarmos o desenvolvimento de alguém como ser humano: honestidade, sinceridade, humildade, ausência de vaidade, prontidão para servir nossos concidadãos - qualidades ao alcance de qualquer pessoa”.

A 4ª Semana Nelson Mandela terá como convidados o Cônsul-Geral da África do Sul em São Paulo, Sr. Malose Mogale, e os advogados Luís Bravo e Marina Dias. A apresentação artística ficará a cargo da cantora moçambicana Lenna Bahule, e o evento será apresentado pelo ator João Signorelli.

Sobre os convidados

Malose Mogale - Cônsul-Geral do Consulado da África do Sul em São Paulo.

Luís Fernando Bravo de Barros - Possui mestrado (MA) em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação Internacional de Conflitos pela Cátedra de Estudos de Paz da Unesco, na Universidade de Innsbruck, Áustria. Como professor e facilitador, se dedica, especialmente, aos temas da não violência, da Justiça Restaurativa e da Transracionalidade.

Marina Dias Werneck de Souza - Advogada, atualmente é diretora executiva do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), formada em Justiça Restaurativa e em mediação de conflitos. Idealizadora e produtora executiva do documentário Sem Pena. 

Lenna Bahule - Cantora moçambicana, radicada em São Paulo desde 2012, onde fundamentou sua pesquisa sobre a música vocal e diferentes caminhos para o uso da voz e do corpo como instrumento musical e de expressão artística. 

João Signorelli - Ator profissional, mestre de cerimônias, apresentador, entrevistador e locutor. Há 15 anos se dedica a divulgar a mensagem de Mahatma Gandhi.

Serviço
4ª Semana Nelson Mandela
122º Fórum do Comitê da Cultura de Paz e Não Violência
100 anos de Mandela – “Reconciliar é preciso”
Data e horário - 03 de julho - terça-feira - 19 horas 
Local - Teatro do Sesc Vila Mariana (620 lugares)
Endereço - Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP.
Prefira Transporte Público - Metrô Ana Rosa 750m e Metrô Paraíso 1000m 
Retirada de ingressos no dia da atividade, a partir das 14h nas unidades do Sesc (exceto Itaquera e Interlagos).