Submersão: poesia e paixão


Foto - Divulgação
O filme é estrelado pela ganhadora do Oscar Alicia Vikander e por James McAvoy  

A mais recente criação do consagrado cineasta alemão Wim Wenders, 34º longa de sua carreira, o drama Submersão é uma poética história de amor que tem as conturbações políticas e sociais da atualidade como pano de fundo. O filme estreou em circuito nacional neste mês de maio.

Submersão foi produzido com baixo orçamento, cerca de US$ 15 milhões, e é uma adaptação do livro homônimo de JM Ledgard, lançado no Brasil pela Editora Record, eleito um dos 10 Melhores do Ano pelo New York Times.

O diretor é responsável por diversos sucessos cinematográficos como Paris Texas (1984), Asas do Desejo (1987), Buena Vista Social Club (1999) e o documentário O Sal da Terra (2014), sobre o fotógrafo Sebastião Salgado.

"Falo no filme sobre coisas que são realmente urgentes, tanto sobre o estado do planeta quanto  sobre o nosso estranho desejo humano de ir às estrelas, mas não saber o que está lá nos oceanos. Há também esse conflito ardente com Jihad e Islamismo radical e como lidar com isso. Tudo foi dito de uma maneira que eu pensei que poderia lidar e foi contado por meio dessa história de amor", declara Wenders.

Há um detalhe: insatisfeito com a versão exibida no Festival de San Sebastian-2017, Wenders a remontou e agora, em lançamento no mercado internacional, recebe a consagração da crítica. 

Crítica estrangeira
"Maravilhosamente romântico, vai encher os olhos de seus admiradores antigos, graças ao poder das estrelas, e dos espectadores mais jovens que dele nunca ouviram falar."
John De Fore, The Hollywood Reporter
"Este é realmente um romance moderno global em seu escopo, que aborda temas tão diversos como o meio ambiente e a Jihad."
Wendy Ide, ScreenDaily/Inglaterra

Confira o trailer do filme
Sinopse
A biomatemática Danielle Flinders (Vikander) busca concretizar um projeto de exploração dos oceanos à procura da origem da vida no planeta. De férias em num resort remoto na Normandia, conhece o engenheiro hidráulico James More (McAvoy), surgindo uma paixão arrebatadora. E, enquanto ela desce em um submersível e perigoso desconhecido abismo no Ártico, ele, em uma missão na Somália, sob a acusação de ser um espião, é preso e torturado por jihadistas africanos. Com suas vidas em perigo, buscam conectar-se numa jornada espiritual.

Ficha técnica
Título original - Submergence
Alemanha - França - Espanha - EUA - 2017.
Direção - Wim Wenders
Elenco - James MacAvoy, Alicia Vikander e Alexander Siddg.
Gênero - Romance/Aventura.
Duração - 111 minutos
Classificação - 12 anos.
Distribuição - Califórnia Filmes

Comentários

Portal Primus FM: por dentro do que acontece.