Piazzolla é o homenageado no próximo concerto do Quarteto de Cordas


Foto - Lotus Fotografia - Wilian Aguiar
A apresentação ocorre às 20hs, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes

A apresentação de 24 de maio do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, às 20h na Sala do Conservatório da Praça das Artes será uma homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla. Formado por Betina Stegmann e Nelson Rios, nos violinos; Marcelo Jaffé, na viola; e Rodrigo Andrade, no violoncelo, o quarteto ainda recebe o pianista André Mehmari e o clarinetista Nailor Proveta para o concerto.

“O André e o Proveta são parte importante do processo de desenvolvimento de uma identidade musical brasileira para o Quarteto”, explica Jaffé. “E Piazzolla é uma inspiração para todos nós. É um elemento aglutinador. Será a apresentação de seis músicos brasileiros revisitando o trabalho de um ídolo argentino de tango”, completa. Entre as obras deste programa, estão Milonga del Angel, La Misma Pena e Michelangelo 70.

Sobre o Quarteto

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Foto - Clarissa Lambert
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935 por iniciativa de Mário de Andrade. Inicialmente era chamado de Quarteto Haydn e buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rodrigo Andrade, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional, que se destacam também pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.

O Quarteto apresenta-se constantemente no Brasil e no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; o Festival de Música de Saragoza, na Espanha; e o Festival Internacional de Música de Morelia, no México. No Brasil, além da participação nos mais importantes festivais e cursos de música, desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de concursos e de concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música.

Em concertos comentados, o Quarteto apresenta o amplo repertório para a formação, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato do público com todas as tendências e escolas de composição, como parte do projeto original do grupo, de fomento e formação de plateias. Em sete oportunidades o Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes.

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo - Formação
Betina Stegmann – violino
Nelson Rios – violino
Marcelo Jaffé – viola
Rodrigo Andrade – violoncelo
Convidados
André Mehmari - piano
Nailor Proveta - clarinete/saxofone

Serviço
Local - Theatro Municipal de São Paulo - Sala do Conservatório - Praça das Artes
Endereço - Av. São João, 281 - Centro - São Paulo
Data - 24 de maio - quinta-feira
Horário - 20hs.

Programa
Astor Piazzolla
Milonga del Angel
La Misma Pena
Michelangelo 70 

Ingressas
Valor - R$ 20,00
Vendas
Bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo
Endereço - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República

Horário da Bilheteria - de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 17h

Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro