Evento sobre o universo da fotografia ocupa o Centro de SP com mostras, palestra e oficina

Instalação presente na edição de 2016 da Foto_Invasão (Lost Art/Red Bull Content Pool)
Em maio, o Red Bull Station recebe o Foto_Invasão, que promove venda e exposição de imagens, instalações e uma palestra com o cineasta João Wainer

Entre 18 e 26 de maio, fotógrafos, curadores, colecionadores, artistas e fãs desse segmento poderão conferir a segunda edição da Foto_Invasão, projeto que, desde 2016, celebra a fotografia e seus desdobramentos. Ao longo de nove dias, no Red Bull Station, o tema ocupa posição central em atividades como workshop, palestra, exposições e instalações espalhadas por todo o prédio.

"Mais do que um evento que reúne instalações, exposições e venda de prints, a Foto_Invasão é um grande encontro de amantes e simpatizantes da fotografia, além de uma experiência sensorial", define Ignacio Aronovich, fotógrafo, jornalista e um dos idealizadores do encontro, juntamente com Louise Chin - a outra ponta do coletivo apelidado de "Lost Art". Em conjunto com Cris Veit, Clelia Bailly e Fernando Velázquez, os cinco formam o time curatorial da Foto_Invasão, responsável, por exemplo, por escolher os cinco artistas que ocuparão os ateliês com instalações fotográficas.

"Um dos diferenciais da edição de 2018 é a convocatória aberta", conta Ignacio. "Em 2016, os participantes foram convidados pelos curadores, e, nesta edição, qualquer um pôde se inscrever". Os critérios para a escolha dos artistas --tanto das instalações quanto das projeções fotográficas que ocorrerão nos intervalos da programação-- foram basicamente os mesmos: originalidade, proposta e qualidade artística. "Fugir do formato de 'cubo branco' de uma galeria é um bom ponto de partida", avalia Aronovich.

Além de toda a programação visual e sensorial das instalações, projeções e exposição, o evento também terá um braço educacional, com o workshop "Reunião de Família - Narrativas em fotolivro" - ministrado pelas curadoras Cris Veit e Clelia Bailly -, e com a palestra "Transição da foto para o vídeo e os seus desdobramentos", com o jornalista, fotógrafo, cineasta e diretor João Wainer. Também faz parte da agenda do evento a performance “Concha Para Cavalos”, da artista visual Fabia Karklin.
Praça da Bandeira, 137 - Centro - São Paulo - SPP

Confira abaixo a programação completa:

Feira
19 de maio - 11h às 22h
20 de maio - 11h às 20h
Feira de Fotografias - Mais de 30 fotógrafos levam trabalhos selecionados para exposição e venda no local.
Local - Galeria Principal

Workshop
18 de maio - 10h - 18h
Reunião de Família: Narrativas em fotolivro, com Cris Veit e E Clélia Bailly - ​Neste workshop, o objetivo dos participantes é criar uma narrativa e, posteriormente, um fotolivro físico a partir de fotos extraídas de álbuns de família. Cada participante deve trazer no mínimo 20 e no máximo 50 fotos (impressas ou digitalizadas). 12 vagas
Local - Auditório

Exposição
19 a 26 de maio
LAR - Juntando os trabalhos de quatro artistas -- "Entre", de Ana Rodrigues, "Gaveta", de Leo Drummond e Natalia Martino (Projeto Voz) e "Valéria", de Jair Bortoleto --, a exposição "Lar" pretende revelar o próprio significado desta palavra: entornos físicos e psicológicos que abrigam nossos pertences e expõem nossa memória.
Local - Galeria Transitória

Instalações
19 a 26 de maio
Instalações Fotográficas nos Ateliês - Cinco artistas selecionados via edital expõem seus trabalhos nos ateliês durante a Foto_Invasão 2018. São eles:
Alessandro Celante, com "Máscaras Impermanentes"
Flavio Samelo, com "par sepfinrbs";
Mauricio Virgulino, com "Me Fere";
Patricia Montrase, com "Fuga";
e Tommaso Protti, com "Tá Cheio"
Local - Ateliês

Performance
19 e 20 de maio - 16h - 16h30
Concha para Cavalos de Fábia Karklin - A performance audiovisual "Concha para Cavalos" constitui-se pela projeção e produção ao vivo de imagens ampliadas de sementes coletadas durante caminhadas pela cidade.
Local - Auditório

Projeções
19 e 20 de maio
Projeções de Fotos - No sábado e domingo, haverá a projeção das fotos selecionadas através da convocatória aberta da Foto_Invasão. Nos dois dias, a projeção acontece no Auditório, nos intervalos da programação e, no sábado (19), também acontece na Laje, das 19h às 22h.
Local - Auditório e Laje

Palestra
23 de maio - 20h
Transição da Foto para o Vídeo e Seus Desdobramentos - Nesta palestra, o jornalista, fotógrafo e cineasta João Wainer -- diretor, entre outros, do filme "Pixo" e de videoclipes para artistas como Emicida --, traça um histórico a respeito da transição da fotografia still para o vídeo e aborda técnicas criativas para se contar uma boa história. 100 pessoas
Local - Auditório

Sobre a Foto_Invasão
Trata-se de uma plataforma voltada para a fotografia com instalações, exposições, projeções, intervenções, performances, venda de prints, e a realização de debates, workshops, e discussões sobre a imagem fotográfica em seus mais variados suportes. Em sua primeira edição (em novembro de 2016), o evento ocupou o Red Bull Station com sete instalações criadas por coletivos de fotografia. O auditório recebeu um debate sobre produção independente e a atuação dos coletivos na fotografia e a Galeria Transitória abrigou a exposição “Primeiros Invasores”, com obras de seis fotógrafos que abordam assuntos contemporâneos em suportes variados. Espalhados pelo prédio, fotógrafos e coletivos venderam prints, livros e outros objetos relacionados à fotografia.

Sobre o Red Bull Station
Localizado em um prédio de 1926, no centro de São Paulo, o Red Bull Station ocupa a antiga subestação Riachuelo, desativada desde 2004 e tombada como patrimônio histórico pelo Conpresp. Com foco em projetos experimentais de arte, música e tecnologia, os cinco andares do Red Bull Station contam com estúdio de música, makerspace, três espaços expositivos, um terraço e uma cafeteria.

Comentários


Fque por dentro