Bijari leva obras da série Praças (Im)possíveis e filme em Realidade Virtual ao Sesi de Rio Preto


Artistas do Bijari com uma das bicicletas do Praças (Im)possíveis
Obras criadas pelos artistas integram exposição coletiva “Conexões Urbanas” com entrada gratuita 

O Sesi de São José do Rio Preto recebe até o dia 7 de julho duas obras do coletivo artístico Bijari na exposição coletiva “Conexões Urbanas”, inspirada na experiência de 15 anos da Galeria Choque Cultural de São Paulo. A curadoria é de Baixo Ribeiro. O público poderá conhecer uma das bicicletas da série Praças (Im)possíveis e também a videoarte em realidade virtual “Matilha” criada pelos artistas. O acesso é gratuito.

O icônico projeto Praças (Im)possíveis utiliza bicicletas adaptadas que se transformam em praças articuláveis, chamando a atenção para a carência de espaços públicos de descanso.

Com bancos, guarda-sóis e floreiras que ora se configuram como veículos, ora se transformam em pequenas praças articuladas, a série Praças (Im)possíveis se tornou nos últimos anos uma das intervenções mais conhecidas dos artistas do Bijari, ajudando a ampliar o debate sobre as formas de ocupação e relação no território urbano moldadas pela cultura do automóvel e seus regimes de individualização. 

Cena de “Matilha” que poderá ser assistida com óculos de realidade virtual
Já “Matilha” convida para a interação com o público que poderá assistir ao filme com óculos de realidade virtual. São 70 bailarinos, acrobatas e parkours em performance na Praça das Artes na capital paulista, explorando o contraponto entre a rigidez da arquitetura e a fluidez dos corpos que nela se deslocam.

A exposição ainda conta com obras dos artistas Alê Jordão, Daniel Melim, Jaca, Mariana Martins, Matias Picon, Rafael Silveira, Tec e os convidados especiais Guilherme Teixeira e Liquid Media Lab.  “Conexões Urbanas” ainda será apresentada em outras unidades do Sesi no interior do Estado como Itapetininga e São José dos Campos nos próximos meses.
Sobre o Grupo
O Bijari tem uma trajetória artística marcada por trabalhos expostos em locais como a Kollective Kreativitat em Kassel-Alemanha, no Palais de Glace, Buenos Aires, em Medellin, na Colômbia e na Creative Time em Nova York. Em 2017, o grupo exibiu a obra “Contando con Nosotros” na LA/LA Pacific Standard Time, em Los Angeles, e comemorou as duas décadas de atividades com a abertura da mostra retrospectiva “Arquivo Bijari 1997-2017”, inaugurando a galeria Anti-Pop, em São Paulo, espaço próprio de exposição. 

Serviço
Conexões Urbanas com Praças (Im)possíveis e “Matilha” no Sesi São José do Rio Preto
Data - Até 7 de julho - de terça-feira a sábado das 9 às 20 horas (exceto feriados)
Endereço - Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira
Acesso gratuito

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro