Museus paulistas aderem à quinta edição mundial da #MuseumWeek

Museu Afro Brasil  Frans Krajcberg  Divulgação

Iniciativa do Twitter conta com a participação de instituições culturais do mundo inteiro e este ano abordará o tema “Convivência, cidadania e tolerância”

Entre os dias 23 e 29 de abril, os museus do Governo do Estado de São Paulo participam da #MuseumWeek 2018, ação realizada no Twitter na qual instituições culturais do mundo todo divulgam bastidores, curiosidades e atividades relacionadas a um assunto diferente por dia, durante uma semana.

As instituições culturais do Estado de São Paulo que participarão são: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Pinacoteca do Estado, Paço das Artes, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).

Convivência, cidadania e tolerância
Segundo os organizadores do #MuseumWeek 2018, cultura, arte, ciência e educação desempenham um papel vital no desenvolvimento das sociedades, construindo laços que não conhecem fronteiras. Por isso, este ano, os temas da #MuseumWeek estão relacionados à convivência, àcidadania e à tolerância.

Haverá, para cada dia, uma hashtag diferente, representando um tema específico. O perfil da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (@culturasp) compartilhará diariamente as postagens de destaque de cada museu.

Fachada Pinacoteca   -  Isabella Matheus

Conheça, a seguir, os temas diários e o que se pretende com cada um deles:
Segunda-feira (dia 23) - #womenMW – Dia dedicado às mulheres famosas nos campos da história, arte, cultura e ciência, bem como todas aquelas anônimas cujas vidas estruturam nossas sociedades.

Terça-feira (dia 24) - #cityMW - Dia para um olhar especial sobre as nossas cidades, destacando o quanto a instituição compõe o cenário social e é parte integrante da cidade onde está instalada.

Quarta-feira (dia 25) - #heritageMW - Dia para celebrar a herança cultural e social, desde o prédio em que a instituição está instalada até o seu acervo e o desejo de proteger e manter viva essa herança. 

Quinta-feira (dia 26) - #professionsMW - Dia para as instituições destacarem as habilidades que as mantêm vivas, ou seja, os profissionais que nela atuam.

Sexta-feira (dia 27) - #kidsMW - Dia para mostrar como cada instituição se dirige às crianças e ainda celebra visões da infância na arte e na cultura.

Sábado (dia 28) - #natureMW - Dia dedicado a mostrarmos a influência da natureza nas instituições.

Domingo (dia 29) - #diferençaMW - Dia dedicado a mostrar como as instituições representam a diferença na arte, ciência, história e vida social.

Sobre a #MuseumWeek
#MuseumWeek é o primeiro evento cultural mundial que acontece totalmente nas redes sociais. São sete dias de cultura e arte com um tema e uma hashtag diferente. Este é quarto ano consecutivo em que as instituições brasileiras postarão as suas hashtags. Em 2017, a #MuseumWeek foi dedicada às mulheres e, em 2016, o tema foi a preservação e celebração da cultura, memória e herança cultural.

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro