5º Encontro de Teatro de Mauá - Caminhos e Perspectivas da Cena


A Prefeitura Municipal de Mauá, a Secretaria de Cultura e Juventude, a Tryade 
e o Programa Cultura de Portas Abertas apresentam, de 26 a 29 de abril, o 5º Encontro de Teatro de Mauá - Caminhos e Perspectivas da Cena

O 5º Encontro de Teatro de Mauá - Caminhos e Perspectivas da Cena é um encontro de espetáculos que contemplam linguagens artísticas e estéticas diversas, possibilitando a troca de experiências e a discussão do papel do teatro em Mauá.

O encontro realizará workshops, palestras e mesa de debates que complementam os conteúdos didáticos e pedagógicos trabalhados no projeto de formação cultural oferecido pelas Oficinas Culturais de Mauá. Confira abaixo a programação.

Teatro Municipal de Mauá

Dia 26 de abril - Quinta-feira

Teatro
Crônicas - A Comédia
Cia Teuga
Sinopse
Gilberto Lima no auge dos seus 35 anos de carreira, vive neste espetáculo 10 personagens: baiano, mineiro, gaúcha, paulista, carioca, sergipano, homens, mulheres e crianças, em situações muito engraçadas e divertidas. Inspirado em crônicas de Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade.

Texto - Gilberto Lima
Direção - Maithê Alves
Horário - 17h
Adulto
Duração - 60 minutos

Performance 
A Força Feminina
Sinopse
A performance desenvolve a técnica de parada de mão, delimitada em cima de uma banquilha, a acrobata realiza diferentes formas de subir e descer no mão a mão, a maioria dos movimentos são de força e estáticos e justamente isto dá um contraponto com a fragilidade, a força e o empoderamento da mulher.

Com Karen Nashiro
Local - Foyer
Duração - 15 mininutos
Horário - 19h30

Foto - Divulgação
Teatro
Primeiro Passo para Alguma Coisa
Boo Cia Teatral
Sinopse
Mistura da obra tradicional de Shakespeare, A Megera Domada, com os desafios e questionamentos de um grupo teatral durante a montagem de um espetáculo, com todos os seus conflitos, tais como o desentendimento entre o elenco, a relação abusiva com o diretor e as incertezas despertadas pelo ofício de ser ator.

Direção e coordenação técnica geral - Rosangela Bento
Assistente de direção - Mell Teles
Trilha Sonora - Giorgio Passerino
Elenco - Bruno Perdigão, Camila Polese, Dover Buzoni, Fran Martins, Juliana Sevilha e Zulmira Pinto.
Duração - 60 minutos
Horário - 20h
Adulto

Dia 27 de abril - Sexta-Feira

Cartaz divulgação
Teatro
O Casamento do Curió
Cia. Pó de Estrela
Sinopse
Comédia baseada nas figuras arquetípicas que permeiam o universo da literatura de cordel, narra a saga de Dedé Curió, um cabra mulherengo que por sorte ou azar do destino, engravida a filha do “Coroné".

Texto - Cadu Pereira
Adaptação e direção - Jason Martins
Elenco - Diego Gomes, Victor Antônio, Kauã Souza, Júlio Valentin, Luíz silva, Adrian Souza, Giovana Santos, Gustavo Santos
Produção - Associação Estrela Azul - Liliane Brasiliano.
Horário - 16h
Duração - 50 minutos
Infantil

Teatro - Leitura Dramática
Ainda Vivos
Teatro de Trincheira
Sinopse
"Ainda Vivos - um episódio de guerra" conta os últimos momentos de quatro soldados que foram enterrados vivos por seus inimigos. Ao longo do texto são reveladas as memórias, sensações e lembranças dos soldados, na tentativa de formar um mosaico que ajude a entender a guerra e por que eles foram pegos.

Direção - Marcos Nascimento
Dramaturgia e assistência de direção - Diego Cardoso
Elenco - Carolina Bueno, Gustavo Gusmão, Murilo Sanches, Tessi Ferreira.
Horário - 18h
Duração - 50 minutos

Foto - Divulgação
Teatro - Comédia
Rebobinando com Márcio Pial
Sinopse
Comedy Show Rebobinando humor, hip hop e improviso. O Show faz um resgate cultural por meio do humor trazendo à tona uma forma de viver que desaparece gradativamente com a globalização e a revolução tecnológica abrindo gavetas incríveis no campo da memória. Passando uma mensagem muito positiva o espetáculo nos faz lembrar de coisas que simplesmente não existem mais, por meio de quadros que misturam dança, música, circo, humor e improviso.

Horário - 20h
Duração - 60 minutos

Dia 28 de abril - Sábado

Workshop
Circo Teatro Brasileiro com Paulo Cardoso
O Workshop de Circo -Teatro aponta alguns caminhos para a criação do palhaço e do clown. O espaço cênico no picadeiro, os números e a relação com o público na animação da cena. Esse Workshop tem como objetivo proporcionar um treinamento voltado para o animador.

Horário - 10h
Duração - 90 minutos 
Local - Foyer

Palestra
O épico no teatro: de narrativa à instrumento de transformação
A proposta da palestra é realizar um breve panorama acerca da evolução da presença do épico no teatro. Da crise do drama ao teatro brechtiano, serão abordadas as características do épico enquanto gênero literário, linguagem teatral e instrumento de mudança social.

Com o ator e dramaturgo Diego Cardoso, formado pelo Instituto de Artes da Unesp, atualmente, desenvolve o projeto de criação dramatúrgica e faz assistência de direção na montagem de "Ainda Vivos" pelo Teatro de Trincheira.
Horário - 14h
Duração - 120 minutos
Local - Foyer

Teatro
Feio - O musical do Patinho
Grupo Artemis
Sinopse
Com base em um dos contos mais queridos de Hans Christian Andersen, essa comédia musical conta a história de Feio, o patinho que é visto como ridículo e estranho porque ele é diferente.

Elenco - Gabriel Lopes, Anderson Marques, Stefani Dourado, Márcia Oliveira, Thais Morais, Valmir D’Fiama, Dagliane Natielle, Wellington Santos, Jason Martins, Thiago Lopes e Karina Moraes
Direção geral - Rafael de Castro
Direção musical - Gabriel Furlan
Preparação vocal - Vitor Moutte
Coreografias - Arthur Rozas
Design de luz - Robson Bessa
Produção Executiva - Felipe Rodrigues

Horário - 16h
Duração - 70 minutos
Infantil

Workshop
Improvisação Teatral com Gilberto Lima
Por meio de Viola Spolin, Stanislavski, Brecht e Augusto Boal, o encontro tem a finalidade de brincar, experimentar, ousar e acima de tudo quebrar as amarras e se conhecer melhor. O jogo teatral e a improvisação encantam, descontraem e ensinam aos atores e não atores a gostosa brincadeira do "faz de conta".
Horário - 17h30
Duração - 90 minutos
Local - Foyer

Foto - Divulgação
Teatro
O Asno
Cia. Quartum Crescente
Sinopse
Conta a história de Arlequino, que apaixonado por Arlequineta, faz de tudo para conquistá-la. Ela, porém, exige que o homem que quiser ganhar o seu coração deverá mostrar-se corajoso. Ao tentar ser um homem de coragem é enganado por Scaraco e Mais ou Menos, que aproveitando da inocência de nosso herói, se disfarçam de burro deixando-o acreditar que domou o animal.

Direção e texto - Ronaldo Morais
Produção - Allan Teixeira
Elenco - Luiz Henrique, Emilly Freire, Marcos Gabriel Guilherme, Jamisson Henrique, José Ivan
Horário - 20h
Duração - 60 minutos
Comédia

Dia 29 de abril - Domingo

Teatro
Os Rastros das Marias
Sinopse
O espetáculo narra a história de uma mulher negra que nasceu no Brasil, num quilombo, e não aceitou o destino que diziam ser o seu: empregada doméstica; servir, há séculos. Saiu pelo mundo, lutou, viveu muitas aventuras e conheceu as histórias e o trabalho de muitas outras mulheres.

Elenco - Cyda Baú
Direção e dramaturgia - Gabriela Rabelo
Direção e composição musical - Renato Gama
Cenário e figurino - Luís Carlos Rossi
Preparação vocal - Frederico Santiago.

Horário - 16h
Duração - 52 minutos

Mesa Redonda
Caminhos e Perspectivas da Cena
A mesa-redonda "Caminhos e Perspectivas da Cena de Mauá" pretende discutir e contextualizar a atual oferta artística na cidade de Mauá sob a ótica dos artistas e dos grupos culturais que agem positivamente sobre as políticas públicas para a cultura.

Horário - 17h
Duração - 60 minutos
Local - Fachada

Foto - Divulgação
Teatro Musical
Cantos de Coxia e Ribalta
Teatro Lusco Fusco
Sinopse
Um grupo de atores se reúne para contar uma história. Entre o corre-vida e as chegadas e partidas dos trilhos de uma estação de trem, o público é apresentado a uma trupe de teatro em crise financeira, que corre o risco de ter seu teatro tomado por conta da especulação imobiliária.

Direção Musical - Marco de Laet
Direção geral e encenação - Gustavo Dittrichi
Elenco - Gustavo Dittrichi, Marco De Laet, Carolina Silveira, Lucas Zamaia, Joyce Fernandes, Rodolfo Mozer, Beatriz Belintani, Isabella Costa, Heitor Moretti, Laís Helena e os músicos Dario Ricco e Hiago Guirra

Horário - 19h
Duração - 120 minutos

Serviço
5º Encontro de Teatro de Mauá – Caminhos e Perspectivas da Cena
De 26 a 29 de abril de 2018. 
Entrada Franca.
Teatro Municipal Anselmo H Walendy
R. Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, Mauá/SP
Tel. (11) 4512-7480
Mais informações www.maua.sp.gov.br

Curadoria - Adriana Belic, Jardel Teixeira, Kaue Gregório, Paulo Cardoso, Simone Tavares, Rafael de Castro.

Equipe técnica e de apoio - Aline dos Santos, Bel Borges, Cleo Nascimento, Cris Herba, Gabi Hayakawa, Kátia Rufino, Janete Silva

Oficinas Culturais - Rafael de Castro, Gustavo Almeida , Isabel Bello, Marcela Nascimento, Marrô Lopes, Mauro Ferreira, Renan Nanini, Silvia Mantovani
Instrutores de atividades artísticas - Débora Vidal , Marcos Nascimento
Coordenador e orientadores artísticos - artes cênicas - Paulo Cardoso, Amilza Teles (Cat), Anderson Marques, Cleber Pereira, Emerson da Mata, Mônica Cardoso, Priscila Faustino, César Massoti (Suco) , Tamiris Almeida e Vinícius Araújo.

Teatro Municipal - Robson Fonseca, Ana dos Santos, Antônio Doutão, Bruno de Almeida, Carlos de Souza, Carlos da Silva, Cícera de Noronha, Daniela da Silva, Gustavo Pereira, José Adriano, Luiz da Silva, Lusinete de Oliveira, Rânio Farias, Robson Bessa, Ronaldo Fernandes, Vânia de Barros.

Apoio
APAA
Proac Edital
Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado de São Paulo

Realização
Tryade
Cultura de Portas Abertas
Secretaria de Cultura e Juventude
Prefeitura Municipal de Mauá

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro