Livro de Tomas Tranströmer é lançado no Brasil

Reprodução capa
“Mares do Leste” reúne poesias do Nobel de Literatura sueco. Obra faz parte da coleção de literatura Das Andere, junto com outros seis títulos

A Editora Âyiné lança em abril a antologia de poesias “Mares do Leste”, de Tomas Trasntromer, trazendo pela primeira vez ao Brasil a obra do Nobel de Literatura. Traduzido por Márcia Sá Cavalcante Schuback, direto do sueco, o livro integra a coleção de literatura Das Andere. 

Com “Mares do Leste”, a Âyiné dá início à publicação da obra completa de Tranströmer no Brasil. O lançamento oficial do livro será no próximo dia 3, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Mesmo após ter sofrido um derrame que afetou a sua fala e parte dos movimentos, Tranströmer continuou escrevendo e tocando piano apenas com a mão esquerda. Seus versos trazem à tona a poética da interrupção, mesclando ritmos secretos, metáforas originais, imprevisibilidades e simplicidade cotidiana.

Para a tradutora Márcia Cavalcante, muito antes de receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 2011, Tranströmer era o poeta sueco vivo mais amado em seu país e também mais reconhecido internacionalmente, com poemas traduzidos em cerca de 60 idiomas: “Foi um dos raros casos, nos últimos anos, de um autor que se soube renomado mundialmente antes de receber o prêmio”.

Além de “Mares do Leste”, compõem as primeiras obras da coleção Das Andere “Memórias de um editor”, de Kurt Wolff (primeiro editor de Kafka); “Com Borges”, de Alberto Manguel; “A leitura das cinzas”, de Jerzy Ficowski; “A musa em exílio”, de Joseph Brodsky; “Proust contra a degradação”, de Joseph Czapski; e “Lições de Poética”, de Paul Valéry.

Assim como outras coleções da editora, Das Andere terá continuidade com a publicação de outras obras. Os primeiros sete livros da série chegarão às livrarias brasileiras na primeira quinzena de abril. 

A Âyiné foi fundada em 2013, em Veneza, por dois italianos e pelo brasileiro Pedro Fonseca, que atua como diretor editorial. Começou com a publicação de uma revista homônima dedicada ao mundo islâmico e depois expandiu ao lançar diversos livros, dando destaque para autores da Europa Central. Com o intuito de inovar o mercado editorial no Brasil, a Âyiné prioriza escritores que estão fora do radar das grandes editoras.

Ficha técnica
Mares do Leste
Autor - Tomas Tranströmer
Tradução - Márcia Sá Cavalcante Schuback
Capa - Julia Geiser
Páginas - 232
Preço - R$ 59,00

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro