Lançamento: Pecados Carnavais


Reprodução Capa

Com organização de Raphael Guedes, livro traz antologia de contos e histórias
que abordam as percepções de pecado no carnaval


Nesta terça-feira, 30, a partir das 19h, a Casa do Baixo Augusta recebe em seu Festival de Pré Carnaval o lançamento do livro Pecados Carnavais, organizado por Raphael Guedes. A entrada é gratuita e sujeita à lotação da Casa. 

Nesta antologia que dá sequência ao livro Amores Carnavais, lançado em 2017, onze autores escrevem sobre suas percepções de pecado, sobre como as transgressões se fazem presentes nos festejos de fevereiro. Sobre o pecado que é vestir de culpa católica uma jovem cheia de desejos, sobre a ira gerada por um amor não correspondido, o pecado pesado da homofobia e o pecado leve da inveja de um passista ao ver sua companheira ganhar destaque. Narram heresias como a preguiça de assistir a vida passar feito bloco, ou como fazer o Carnaval dentro de uma igreja. 

Mas não são apenas os pecados capitais que foram abordados no livro. "Com um olhar literário e crítico, mas sem perder o bom humor que o Carnaval pede, também criamos 7 novos pecados", conta Raphael Guedes, criador e organizador do livro. "Autoritarismo, Culpa, Gourmetização, Mau humor, Ausência, Censura e Comvergonhice são os pecados carnavais, apresentados no livro em forma de narrativas breves e provocativas", completa. 

Apimentados pelas fotos de Ana Carvalho, Bel Acosta e Erica Modesto, fotógrafas cariocas que há tempos registram o Carnaval, os textos reunidos na publicação vagueiam entre a realidade pujante e a realidade imaginada, mostrando como os exageros da festa de Momo transformam nossas relações. "A ideia foi fazer um livro muito conectado com o momento atual, de conquistas de liberdades, de combate ao assédio e à homofobia, mas também no qual uma onda conservadora e careta ameaça a música, as artes e o Carnaval. 

Os contos do livro procuram ter esse diálogo com o tempo presente", relata Guedes, que também é fundador e organizador do Bloco Casa Comigo. O time de autores, todos já com textos publicados, foi selecionado pelo editor Luis Vassallo e conta ainda com André Zamboni, Eduardo Guimarães, Natália Timerman e Tatiana Filinto. Vassallo também assina a capa e o projeto gráfico do livro, que está sendo lançado pelo selo Carapaça, da editora Quelônio. 

Sobre o autor
Raphael Guedes é produtor cultural formado em Comunicação pela USP, com extensão em Gestão Cultural pela PUC. Estudou criação literária na University of Arts London e já trabalhou em eventos como Flip, Bienal do Livro e Tarrafa Literária.

Ficha técnica
Pecados Carnavais - contos sobre a folia 
Organização - Raphael Guedes 
Selo Carapaça - Editora Quelônio 
Preço de capa - R$ 29,90 
Lançamentos: 30.01 - 19h - Casa do Baixo Augusta - R. Rego Freitas 553 - São Paulo

Comentários