Cineastas do Real abre 2ª temporada em janeiro


Amir Labaki Entrevista Mais 13 Documentaristas Brasileiros
Foto - Divulgação
Criada, apresentada e dirigida por Amir Labaki, a segunda temporada da série Cineastas do Real, com 13 entrevistas inéditas e exclusivas com destacados documentaristas brasileiros, estreia no Canal Brasil em 10 de janeiro, às 21h. Como novidade, a segunda de suas reapresentações semanais (às 13h30 das terças-feiras) será seguida pela exibição de umas obras dirigidas pelo entrevistado da semana.

“É um prazer e um privilégio conversar com alguns dos principais cineastas brasileiros que aplicam seu talento ao documentário, ajudando a contar a história da produção não-ficcional brasileira do passado como do presente”, afirma Labaki, também fundador e diretor do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. “Agradeço imensamente a cada um dos entrevistados e ao Canal Brasil por renovar esta parceria, complementar aos 13 anos de nosso programa É Tudo Verdade”.

A segunda temporada será aberta por uma entrevista com Jorge Furtado, diretor de “Ilha das Flores” (1989), “Esta Não É A Sua Vida” (1991) e “Quem É Primavera das Neves” (2017, co-direção de Ana Luiza Azevedo), entre outros. Um de seus mais recentes documentários , “O Mercado de Notícias” (2014), será exibido em 16 de janeiro, logo após a reapresentação do depoimento às 13h30.

Cineastas do Real 2 prossegue em 17 de janeiro com uma entrevista com o diretor Zelito Viana, realizador entre outros de “Terra dos Índios” (1979) e de uma trilogia dedicada ao poeta Ferreira Gullar (1930-2016). Seu mais recente retrato do escritor maranhense, “A Arte Existe Porque A Vida Não Basta” (2016, co-direção de Gabriela Gastal), acompanha a reapresentação em 23 de janeiro.

Cao Guimarães, um dos mais importantes diretores e artistas visuais contemporâneos, é o entrevistado do terceiro episódio, em 24 de janeiro.

O autobiográfico “Otto” (2012), uma de suas obras mais recentes, será exibida logo após a reapresentação em 30 de janeiro.

Uma das principais diretoras brasileiras, Lúcia Murat, autora de produções marcantes como “Que Bom Te Ver Viva” (1986) e “Em Três Atos” (2015), discute sua vida e obra no quarto episódio, em 31 de janeiro. A reapresentação em 6 de fevereiro será acompanhada pela exibição do premiado “Uma Longa Viagem” (2011).

A segunda temporada de Cineastas do Real prossegue até abril. Serão apresentadas entrevistas com Joel Pizzini, José Joffily, Maria Augusta Ramos e Eryk Rocha(fevereiro), Kiko Goifman, Ugo Giorgetti, Hermano Penna e Sérgio Muniz (março), e Vincent Carelli (4 de abril).

Em sua temporada inaugural, em 2015, Cineastas do Real exibiu entrevistas exclusivas com Vladimir Carvalho, Helena Solberg, Arnaldo Jabor, Eduardo Escorel, Silvio Tendler, João Batista de Andrade, Jorge Bodanzky, Sylvio Back, Aurélio Michiles, Roberto Berliner, Carlos Adriano, Carlos Nader e João Moreira Salles.

Cineastas do Real - Segunda temporada
Direção, produção, roteiro e apresentação - Amir Labaki
Produção executiva - Mônica Guimarães
Direção de fotografia - Erick Mammoccio
Edição - Luis Felipe Labaki
Uma produção Amir Labaki Produções para o Canal Brasil.

Canal Brasil, a partir de 10 de janeiro. Estreia às quartas-feiras, às 21h. Reapresentações aos sábados, às 16h30; às terças, às 13h30, seguidas da exibição de um documentário dirigido pelo entrevistado da semana.

Comentários