Lançamento do livro Quando o Santo é Forte - na FAAP

Reprodução capa
Obra discute a busca pela felicidade por meio de crenças e religiosidades e tem como base o documentário "Santo Forte", do cineasta Eduardo Coutinho. O lançamento da publicação será na FAAP, no dia 12 de dezembro

Os personagens do documentário brasileiro Santo Forte (1999), dirigido pelo cineasta Eduardo Coutinho, foram tema de estudo da professora Nathalie Hornhardt, da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que lança no próximo dia 12 de dezembro, às 19h30, no Centro de Empreendedorismo da instituição, um livro com o resultado desse trabalho.

O evento de lançamento, com entrada gratuita, contará com palestra da autora e do filósofo e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, Luiz Felipe Pondé.

"Quando o Santo é Forte é uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho", da editora Edições Terceira Via, conta com prefacio de Pondé e, evidencia, a partir dos depoimentos dos personagens do documentário, a busca dos indivíduos pela felicidade e pelo preenchimento da insuficiência humana, por meio de suas crenças e experiências religiosas.

O termo "insuficiência humana", dado pelo filósofo Blaise Pascal e conceitualizado por Pondé, dá conta de que o homem necessita e é dependente do mundo sobrenatural, justamente, para preencher o vazio ao qual é inerente e que tanto o assola. "Por meio de experiências místicas e de sua trajetória religiosa, os personagens do filme, que são moradores da favela Vila Parque da Cidade, no Rio de Janeiro, evidenciam uma aceitação maior de suas vidas em razão da comunicação que dispõem com o sagrado", explica a professora Nathalie.

Sobre a autora
Nathalie Hornhardt é professora na Faculdade de Comunicação da FAAP, onde ministra as disciplinas: "Teorias da Comunicação", "Comunicação e Religião", "Comunicação, Cultura e Contemporaneidade", entre outras. É radialista e colunista do site Update or Die, onde escreve principalmente sobre comportamento, mídia, redes sociais, religiosidade e contemporaneidade. Mestre em Mídia e Religião pela PUC-SP e graduada em Comunicação Social pela FAAP.

Serviço
Lançamento do livro "Quando o Santo é Forte: Uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho"
Data - 12/12 (terça-feira)
Horário - 19h30
Local - FAAP - Centro de Convenções
Endereço - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Entrada gratuita

Comentários