Gamarjobat: fazia muito que não ria tanto

Os comediantes Ketch! e Hiro-pon em ação. Foto - Nikko Fotografia
Em um cenário tão cinza no Brasil de hoje, os premiados artistas japoneses coloriram a cidade de São Paulo com cenas hilárias neste mês de dezembro

A convite da Fundação Japão de São Paulo, o Espetáculo Gamarjobat veio ao Brasil para uma série de apresentações exclusivas. Depois da estreia da dupla em Brasília, no dia 8, os comediantes, Ketch! e Hiro-pon desembarcaram em São Paulo rumo ao CCXP 2017. No evento, realizaram uma apresentação especial ao longo da programação de sábado.

No dia seguinte, 10 de dezembro, encerraram a turnê brasileira no Teatro Gazeta e foi aí que quase caí da cadeira de tanto rir. O grupo ainda participou de encontros fechados com alunos da rede de ensino internacional de língua japonesa e da rede estadual de São Paulo.

Gamarjobat, que significa "Olá" na língua georgiana, é um premiado grupo de comédia silenciosa japonês, formado por dois comediantes, Ketch! e Hiro-pon. Os artistas atuavam em carreira solo até que se encontraram durante um festival na cidade de Nagano, no Japão.

Gamarjobat: sem medo de ser feliz

Considerados os maiores especialistas em humor físico da atualidade, os artistas já realizaram mais de 200 shows em mais de 30 países, com várias aparições em programas de TV de humor ao redor do mundo. Exemplo de sucesso aconteceu no Reino Unido, onde a dupla recebeu diversas premiações, como o Brighton Festival Fringe, de melhor atuação internacional, em 2006. Em 2013, a dupla participou do Festival Risadaria, em São Paulo e também do programa Domingão do Faustão.

Conhecidos como o moicano vermelho, Hiro-pon, e o moicano amarelo, Ketch!, apresentam performances de pantomima, que prioriza gestos, expressões faciais e movimentos, transcendendo a barreira da cultura e da língua. Por sua atuação, a edição japonesa de Newsweek incluiu os artistas entre os 100 mais respeitados japoneses do mundo.

Gamarjobat realização, correalização e apoio
Fundação JapãoEmbaixada do Japão no Brasil
CCXP 2017
Teatro Gazeta
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo
Escola Japonesa de São Paulo
Teatro Funarte Plínio Marcos

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro