Revelando SP 2017 no Parque do Trote e Mart Center na zona norte

Iguape 2014 Foto - Sérgio Cubas
Produção artesanal de cachaças tem espaço de destaque no evento e os apreciadores da iguaria terão contato com as mais nobres e variadas versões da bebida

Quem gosta de uma boa cachaça tem compromisso marcado entre os dias 29 de novembro a 3 dezembro. O Revelando São Paulo 2017, maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista volta à capital e traz as melhores versões da cachaça artesanal de todo o estado. Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado, com curadoria de Toninho Macedo, o Revelando acontece de 29 de novembro a 03 de dezembro, das 9h00 às 21h00, no Parque do Trote e Mart Center, na zona norte. 

Destaque desta edição, a cachaça de cataia, cujo nome em tupi-guarani significa “folha que queima”, é encontrada apenas em algumas cidades do Vale do Ribeira, no litoral sul de São Paulo. Originária da Ilha do Cardoso, em Cananeia, a planta era utilizada pelos índios para fazer chá devido às suas propriedades medicinais. Mas logo os caiçaras descobriram outro uso para a planta que, quando curtida na pinga, é capaz de transformar a bebida em um líquido da cor do uísque, tão precioso quanto um bom scotch. Por isso a bebida é conhecida como uísque caiçara.

Do litoral ao interior

Além de Cananeia, quem for ao Revelando irá conhecer as cachaças de Angatuba, Charqueada, Capão Bonito, Guararema, Monteiro Lobato, Palmital, Paraibuna, Santa Fé do Sul e Jambeiro.

A Família Zanetti, de Angatuba, cidade da região de Itapetininga, desenvolveu o próprio método e técnica para esta produção de caráter estritamente familiar. Utilizando cana-de-açúcar e frutas para os licores de cachaça, é feita em alambique de cobre com fermentação natural. No caso das bebidas frutadas, a família utiliza apenas frutas da região, o que confere mais identidade com a tradição e cultura locais.

Outro destaque será a centenária cachaça de Guararema, produzida pelo Alambique do Décio, que mantém sua fabricação caseira há seis gerações. Fundada pelo Tataravó Chico, a bebida é envelhecida, por até cinco anos, em tanques de madeira de carvalho para assegurar o sabor suave e amadeirado.

O Alambique de Guararema apresenta uma variedade surpreendente de sabores. Pode-se encontrar cachaça de milho, chocolate, café, maracujá e leite e, claro, a pura, para os apreciadores mais conservadores, que preferem o bom e velho sabor da aguardente.

Além da Vila da Cachaça, o festival terá 100 espaços de artesanato, 12 Ranchos Tropeiros e 200 grupos de cultura popular tradicional, com a participação de representantes de 180 cidades. O Revelando também contará com um espaço dedicado à Festa do Divino, com exposição fotográfica, rodas de conversa e mostra com vestimentas, gastronomia e música. 

Acesse o site da Secretaria da Cultura - www.cultura.sp.gov.br/revelandosp - e as postagens nas redes sociais pela hashtag #RevelandoSP para acompanhar tudo sobre o festival.

Serviço
Revelando São Paulo
Data - 29 de novembro a 3 de dezembro
Horário - Das 9h00 às 21h00
Local - Parque do Trote e Mart Center 
Endereço - Av. Nadir Dias de Figueiredo - Vila Maria Baixa, São Paulo-SP

Comentários