Lançamento da primeira antologia de poemas gays do Brasil na Galeria Olido

Reprodução Capa
Livro que reúne poemas de temática homossexual do século 19 até hoje será lançado em 8 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Olido. Evento é aberto ao público, que poderá participar também de “leitura de poemas gays”. Escritores como Angélica Freitas, Glauco Mattoso, dentre outros, estarão presentes para autografar exemplares.

Autores Angélica Freitas e Glauco Mattoso participam do lançamento do livro Poesia Gay Brasileira na Galeria Olido no dia 8 de dezembro, às 19h. Foto - Blog Posfácio e Canal Editharte.

Com 44 autores brasileiros e 130 poemas, o livro Poesia Gay Brasileira reúne textos que tocaram na homossexualidade desde o século 19 até hoje. Lúcio Cardoso, Antonio Cicero, Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Vange Leonel, Mário de Andrade, Roberto Piva e até Drummond compõem obra que será lançada em 8 de dezembro, às 19h, na Sala Vitrine da Dança, no Centro Cultural Olido, mais conhecida como Galeria Olido, em São Paulo.

O evento é público e gratuito. Quem quiser, além de participar do lançamento, adquirir a obra e conversar com organizadoras e alguns dos autores que estarão presentes, como a gaúcha Angélica Freitas ou o paulistano Glauco Mattoso, poderá também subir a um pequeno palco improvisado para declamar poemas – desde que tenham temática homossexual.

A obra
O livro Poesia Gay Brasileira mostra que a homossexualidade sempre fez parte da literatura do país. As organizadoras, a pesquisadora belo-horizontina Amanda Machado, e a jornalista e poeta paulistana Marina Moura, realizaram uma ampla pesquisa levantando e resgatando poemas de escritores brasileiros de 1850 até hoje que tocaram na temática homossexual.

Do material reunido na pesquisa, selecionaram poetas que consideraram representativos e criaram a primeira antologia de poemas gays do Brasil. A seleção inclui até mesmo textos inéditos de escritores como Glauco Mattoso, Roberto Piva e Walmir Ayala.

O projeto também se desdobra em entrevistas em vídeo com os autores que falaram sobre o tema em suas obras, refletindo sobre a existência e importância de uma literatura gay no país.

Defensor da causa LGBT+ e escritor, Jean Wyllys assina o prefácio da obra. A escritora, doutora em teoria literária e tradutora gaúcha Natalia Borges Polesso, que levou o prêmio Jabuti em 2016 com o livro de contos "Amora", assina a orelha do livro.

Serviço
Lançamento do livro Poesi Gay Brasileira
Em São Paulo - 8 de dezembro, às 19h, na Galeria Olido – Sala Vitrine da Dança
Endereço - Avenida São João, 473 - Centro - SP

Lançamento em Belo Horizonte dia 16 de dezembro, às 18h, na Idea Espaço Cultural
Endereço - Rua Bernardo Guimarães, 1200 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais.

Comentários


Fque por dentro