APM sedia exposição de fotos de Floriana Bertini

 Floriana Bertini - Escolhas
A partir de 7 de dezembro, a sede da Associação Paulista de Medicina recebe a exposição As Flores no Caminho, que traz parte das imagens do projeto #asfloresnocaminho, da médica cardiologista Floriana Bertini. A mostra ficará em cartaz até 9 de fevereiro no espaço multifuncional da APM

O projeto que deu origem à exposição foi criado em 2016 por Floriana Bertini. Durante um intervalo entre os exames de sua agenda, a médica encontrou uma flor roxa, miúda e sozinha no jardim do hospital em que trabalhava. Resolveu fotografá-la com o celular e gostou do resultado. No dia seguinte, ao sair do carro no estacionamento do mesmo local de trabalho, deparou-se com uma orquídea branca encrustada no tronco de uma árvore, bem na altura dos seus olhos e fez o registro fotográfico novamente. Foi assim que nasceu #asfloresnocaminho.

 Floriana Bertini - Coração no centro
Buscando valorizar a percepção do que há de belo e simples bem ao nosso lado, detalhes que no dia a dia podem escapar aos olhares desatentos, a médica se propôs a fotografar flores que encontrasse pelo caminho com a câmera de seu celular, sem desviar da rotina, durante os 365 dias seguintes, compartilhando as imagens associadas a mensagens inspiradoras nas redes sociais.

“Dependendo de onde e de como eu olhar para a realidade, para o que está bem ao meu redor, será que consigo encontrar uma flor por dia, todos os dias, no caminho? Foi com esse pensamento que aceitei o desafio de procurar, encontrar e valorizar, através das flores, algo de simples, bonito e disponível que me fizesse sentir bem, sem gasto adicional de tempo nem de dinheiro, uma questão de segundos, utilizando o que estivesse na mão. O princípio é que, de acordo com a atitude mental de cada um, dentro da nossa realidade, das nossas possibilidades, a busca por algo que nos faça bem é viável”, comenta Floriana.

Floriana Bertini - Mortais
As 19 fotos expostas serão acompanhadas por pequenas reflexões, que servirão como fio condutor do projeto. Se olharmos da primeira para a última imagem na sequência, teremos um texto inteiro. “Mas cada flor também falará por si mesma”, completa a autora.

Além da exposição, o projeto teve como desdobramento os piqueniques e os concursos fotográficos #asflorzinhasnocaminho, que reúnem crianças para fotografar flores em parques da cidade. O próximo, que será o terceiro, está sendo programado para 3 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. “As crianças tiram fotos com o celular dos pais ou delas mesmas. Não precisa ser um telefone de última geração porque o que importa é o olhar, a satisfação de registrar um presente que a natureza nos oferece. Olhando para a natureza, estamos olhando para nós mesmos, faz parte da brincadeira e da inspiração”, acrescenta Floriana.

Sobre Floriana Bertini
Nascida em Turim, Itália, aos 12 anos mudou-se para o Brasil onde se formou em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) em 1995 e fez residência em Clínica Médica no Hospital das Clinicas e Cardiologia no Incor, ambos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Em 2010, ela também se tornou autora de livros infantis com a coleção Amor de Mãe.

Serviço
Exposição As Flores no Caminho, de Floriana Bertini - #asfloresnocaminho
Quando - de 7 de dezembro de 2017 a 9 de fevereiro de 2018
Horário - segunda a sexta das 10h às 20h – entrada franca
Onde - APM - Associação Paulista de Medicina - Espaço Multifuncional
Endereço - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista - Térreo

Mais informações (11) 3188-4304/4305

Comentários


Fque por dentro