Lançamento: Faça-se a Água

No dia 17, a partir das 18h30, Seth M. Siegel faz uma breve palestra, com lançamento do livro e autógrafos, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.



Publicado originalmente em língua inglesa, Let There Be Water: Israel’s Solution for a Water-Starved World foi traduzido para 14 idiomas e está à venda em mais de 40 países. O livro narra como sustentando-se em três pilares - educação, tecnologia e política - Israel, inicialmente um país pobre, com população em rápido crescimento, em uma região escassa de água, resolveu seu problema hídrico e tem atualmente água em abundância. O livro ganhou dois prêmios literários: medalha de bronze do Axiom Business Book Award (2016) e Nautilus Book Award e foi listado na “Best ‘Big Idea’ Books of 2015”, do Daily Beast, e nas listas “Best Books of 2016”, da National Review.

Várias universidades têm adotado a obra, em cursos como engenharia, agricultura, políticas públicas, negócios e história, e convidado Siegel para dar palestras sobre o tema. Entre essas universidades estão Harvard, Yale, Princeton, Mit. Stanford, Columbia e Cornell. Para o autor, o livro, agora publicado em português, poderá influenciar o pensamento do governo, da mídia, acadêmicos e líderes empresariais para a questão da água no Brasil. “Embora a Amazônia seja a maior fonte de água doce do mundo, isso não significa que o País tenha um futuro seguro para a água”, afirma. Cada vez mais, o desequilíbrio entre oferta e demanda de água ameaça a agricultura irrigada, a produção industrial, a produção de energia elétrica e mesmo o consumo humano. E isso não acontece “apenas” no Nordeste, como pode atestar a população do Estado de São Paulo, que passou por uma severa crise hídrica entre 2014 e 2016.

Segundo Siegel, 60% da superfície terrestre do planeta logo mais experimentarão um desequilíbrio alarmante entre as demandas crescentes de água e a água disponível. Se ações não forem colocadas em prática, o preço dos alimentos aumentará e o crescimento econômico vai se desacelerar. E a consequência provável será a instabilidade política.

Faça-se a Água ilustra como Israel pode servir de modelo para demais países do mundo, mostrando como amenizar o resultado das calamidades hídricas iminentes. Mesmo que o deserto corresponda a 60% da área do país, Israel não só resolveu seu problema hídrico, como também tem água em abundância. Aliás, o país fornece água aos seus vizinhos – os palestinos e o reino da Jordânia – diariamente.

Baseado em pesquisa meticulosa e centenas de entrevistas, Faça-se a Água revela os métodos e técnicas de inventores, frequentemente muito pouco convencionais, que permitiram a Israel se tornar líder mundial em tecnologia hídrica de ponta.

O livro também relata histórias desconhecidas acerca de como a cooperação em sistemas hídricos pode forjar vínculos diplomáticos e promover a unidade. Notavelmente, não muito tempo atrás, o hostil Irã dependia de Israel para administração de seus sistemas hídricos – e o acesso ao know-how hídrico israelense ajuda a descongelar as relações entre China e Israel.

Faça-se a Água é, ainda, um relato inspirador acerca da visão do sacrifício de uma nação e de um povo que há muito fizeram da segurança hídrica uma prioridade essencial. Apesar dos poucos recursos hídricos naturais, com uma população e uma economia em rápido crescimento e vizinhos frequentemente em conflitos, Israel tem constantemente ocupado a posição de líder na curva de inovação hídrica – que deve assegurar um futuro dinâmico e vital.

“Com a leitura de Faça-se a Água espera-se que toda cidade, país e leitor possam se beneficiar do conhecimento de como Israel fez para superar desafios assustadores e se transformar de uma terra ressequida em uma superpotência hídrica”, diz Siegel.

Sobre o autor

Seth M. Siegel, advogado, ativista, escritor e empreendedor de sucesso. Os seus ensaios sobre a água e outras políticas têm sido publicados nos jornais The New York Times, The Wall Street Journal, Los Angeles Times e nos principais meios de comunicação da Europa e da Ásia. Siegel é membro do Conselho de Relações Exteriores. Frequentemente dá palestras sobre diversos tópicos, incluindo política hídrica, política no Oriente Médio e segurança nacional. Em seu blog, disponível em www.sethsiegel.com, discute questões ligadas à água.

Serviço
Lançamento do Livro Faça-se a Água
Educ - editora da PUC-SP - 350 páginas - R$ 66,00
Dia 17 de outubro, terça-feira
Horário - 18h30
Local - Livraria Cultura do Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP


Comentários