Inspirações por Emanuel Vasco Nunes

Fotos - Jerôme Sainte Rose


Com esculturas que retratam elementos humanos, sagrados e conceitos de construção, artista moçambicano abre mostra na recém inaugurada Galeria É do fotógrafo francês Jerôme Sainte Rose

Autor das obras “Guardiões da Natureza”, instaladas em plena Avenida Brasil, em São Paulo, Emanuel Vasco Nunes é um escultor construtivista que traz a elaboração da modelagem e as relações de ligação e dualidade do ser humano com a natureza como principais características de seu trabalho. Conceito aliás, que surge claramente nas peças que estarão expostas na Galeria É, do fotógrafo francês Jerôme Sainte Rose, a partir de sexta-feira, 27 de outubro.

Nascido em Moçambique e radicado no Brasil, o artista ainda estabelece a simplificação das formas, que combinam a arte e indivíduo em obras de arte carregadas de significados sagrados, representadas pelo que ele define como máscaras. “Esses elementos místicos aparecem nessas obras que retratam o ser humano sem rosto, apenas com olhos, nariz e boca demarcados pela metade e com a ausência da retina para justamente ser vista pelo olhar e percebida por meio dos sentidos e pelo ato de comunicar. O observador fecha esse ciclo”, explica.

“O nosso rosto é para os outros. A outra parte, que é nossa, são os sentimentos, e esses nem todos conseguem enxergar”, completa Emanuel, que por ser um artista moçambicano traz muitas referências africanas em sua obra, em especial esses conceitos que unem a natureza e o espiritual humano às ideias de ligação e purificação pela modelagem e construção das obras.

“A escultura vem da África. É só lembrar os escudos e máscaras que usavam para caçar. E eu gosto de formas, de transformar materiais. Trabalho com bronze, metal e outras matérias-primas. Me tornei escultor justamente por essa dificuldade em se fazer e construir algo, e assim deixar um marco como artista”, finaliza o escultor que possui obras distribuídas em várias partes do mundo como Portugal, Rússia, França, Estados Unidos, Itália, Turquia, Holanda, Suíça e Espanha.

Serviço
Exposição Inspirações de Emanuel Vasco Nunes
Local - Galeria É
Quando - De 27 de outubro a 27 de novembro
Horário - Das 14 às 19 horas
Endereço - Rua João Moura, 187, Jardim Paulistano

Mais informções www.galeriae.com

Nenhum comentário