Felizes Poucos - Onze Contos e um Curinga


Lançamento do livro de Maria José Silveira, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Associação Pinacoteca Arte e Cultura e
Memorial da Resistência de São Paulo

No sábado dia 28 de outubro, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, lançará o livro "Felizes Poucos - Onze Contos e um Curinga", de Maria José Silveira. A autora de seis romances lança sua primeira coletânea de contos.O assunto é a militância revolucionária clandestina contra a ditadura civil-militar imposta em 1964.

Muitos trabalhos já foram publicados sobre o assunto. A grande novidade, porém, é que Maria José com este seu novo livro inaugura a abordagem ficcional dessa resistência: o momento em que, derrotada a experiência da luta armada, os militantes se voltam para a organização dos trabalhadores e do povo em seus locais de trabalho e de moradia. E é por meio desses onze contos que a autora monta o painel daquele período, o que dá ao livro a dimensão de um grande romance.

Na oportunidade, acontecerá um debate com a autora, Benjamin Abdala Júnior - Professor da USP e crítico literário e Alípio Freire – Poeta, artista plástico e jornalista, que aprofundarão o tema com os presentes.
Fica a dica!

Sobre a autora
Maria José Silveira é escritora, tradutora e editora brasileira e filha do político Flávio Rios Peixoto da Silveira. Em 1963, quando ele se elegeu deputado federal, foi para Brasília, onde mais tarde se formou na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Trabalhou como redatora publicitária a partir de 1969, em São Paulo. Foi perseguida pela ditadura militar, que a acusou de subversão em 1971. Viveu como clandestina ao lado do marido até 1973, quando os dois se exilaram no Peru. Estudou antropologia na Universidade Nacional Maior de São Marcos. Voltou para o Brasil em 1976 e fez pós-graduação em ciências políticas na Universidade de São Paulo.
Fundou a Editora Marco Zero em 1980, ao lado de Felipe Lindoso e Márcio Souza. Foi diretora da empresa até 1998. Em 2002 recebeu o prêmio APCA Revelação por seu romance de estreia, A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas Filhas.

Serviço
Lançamento do livro Felizes Poucos - Onze Contos e um Curinga
De Maria José Silveira
Data - Dia 28 de outubro de 2017 às 14 horas
Local - Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 - 5º andar  - Auditório Vitae - São Paulo

Comentários