Controle seu temperamento



Aquele garoto tinha  um temperamento extremamente raivoso, muito ruim. Vivia agredindo as pessoas verbalmente, palavras duras. Seu pai, querendo mudar essa situação, decidiu entregar um saco cheio de pregos ao garoto e disse que cada vez que ele perdesse o controle de suas emoções, teria que martelar um prego na cerca.

No primeiro dia, o garoto martelou 37 pregos naquela cerca. Mas gradualmente começou a controlar o seu temperamento e, após algumas semanas, o número de pregos foi diminuindo. Ele percebeu que era mais fácil controlar seu temperamento do que martelar aqueles pregos na cerca.

Finalmente, chegou o dia em que o garoto não perdeu a paciência em nenhuma situação. Mais que depressa contou a seu pai a notícia e o pai sugeriu que agora tirasse um prego por dia, simbolizando mais um dia de controle emocional. Os dias se passaram e o garoto finalmente comunicou ao pai que todos os pregos já haviam sido retirados. Diante disso, o pai levou o garoto até a cerca e disse-lhe:

"Você foi bem meu filho, mas olhe para os buracos na cerca. Eu posso até consertá-la, mas nunca mais será a mesma. Quando disser palavras ofensivas e com raiva para alguém, essas palavras podem abrir buracos ou feridas em seus corações que dificilmente cicatrizarão."

Moral da história
Controle sua ira e não diga coisas às pessoas no calor do momento, para que mais tarde se arrependa. Algumas coisas na vida você não conseguirá consertar.

Comentários