Almas do Brasil em cartaz em São Paulo

Pajé Wherá Tupã

A mostra, de autoria da fotógrafa Maristela Giassi, passou pela Europa e terá abertura no dia 19 de outubro na Inn Galery

Depois de emocionar o público europeu durante a temporada no Carroussel Du Louvre de Paris, na França, Vaticano e Portugal, a mostra ‘Almas do Brasil’, da fotógrafa Maristela Giassi, que tem como tema os índios brasileiros, será exposta pela primeira vez no Brasil. A exposição estará disponível ao público, de 19 de outubro a 2 de novembro, na Inn Gallery, em São Paulo.

São 16 imagens de índios Guaranis e Kaxinawá de cinco aldeias brasileiras, sendo três da Grande Florianópolis - M´Biguaçu, Aldeia do Amaral e Morro dos Cavalos, povoadas pelos Guaranis - e duas do Acre - Rio Jordão e Novo Segredo, dos Kaxinawá (Huni Kuin).

Entre as obras, está uma impressionante imagem do Pajé Wherá Tupã, um Guarani de 108 anos, da Aldeia do Amaral, em Santa Catarina, que a fotógrafa levou uma década para conseguir. “Levei esse tempo para me preparar e para adquirir a confiança dele. Conseguir fazer essa imagem foi a melhor sensação que já tive como fotógrafa, é uma honra poder retratar um ser que faz parte das divindades vivas, que irradia paz, um verdadeiro líder espiritual das Américas”, diz Maristela.

A líder indígena Eunice Antunes, que foi a primeira cacique da aldeia Morro dos Cavalos e uma das poucas mulheres a exercer esse tipo de liderança no Brasil, estará presente na abertura da exposição. Ela é uma das mais importantes representantes da luta por direitos indígenas no Sul do País.

O livro homônimo, com mais de 30 fotografias de índios brasileiros, também será lançado na mesma data, em 19 de outubro, e 300 exemplares serão distribuídos durante o evento. O trabalho tem o patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

Sobre Maristela Giassi

Em sua trajetória, teve fotografias expostas no Carrousel Du Louvre, em Paris, na Bienal de Odivelas, em Portugal, e no Vaticano. Fotógrafa premiada por academias de artes no Brasil e no Exterior. Maristela Giassi também é embaixadora da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture.

Serviço
Exposição Almas do Brasil de Maristela Giassi
Inn Gallery - Rua Dr. Melo Alves, 138 – Jardins, São Paulo. Tel: 2659-0630.
Funcionamento - De segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 12h às 16h. Abertura - Dia 19 de outubro, às 19h.
Visitação - De 20 de outubro até 02 de novembro.
Gratuito.

Comentários