Férias escolares: Atividade na rua e em família

O Bike Kids proporciona a oportunidade de os pequenos descobrirem a cidade, despertando a temática cultural e de cidadania de uma maneira leve e divertida

Foto - Divulgação
Julho chegou e o drama de todos os anos também: o que fazer para entreter as crianças nas férias escolares? No período, pais e responsáveis passam mais tempo junto com elas e têm a chance de incentivar que conheçam São Paulo por meio de uma atividade cultural, gratuita e ao ar livre, com o Bike kids.

Em tempos nos quais a principal diversão da garotada está associada às telas dos videogames e dos tablets, a iniciativa, um braço do Bike Tour SP, oferece um passeio bem diferente. Todos os domingos, quando a Avenida Paulista está fechada para carros, um trailer puxado por uma bicicleta percorre a via apresentando pontos históricos da cidade aos pequenos. Eles vão sentados em um trailer aberto e super colorido, enquanto os pais podem acompanhar o trajeto pedalando.

Ao longo do caminho, um áudio disponível em uma caixa de som conta os detalhes sobre oito atrativos localizados no roteiro, entre eles a Casa das Rosas, o Masp e o Conjunto Nacional.

"O Bike Tour SP foi criado para aproximar as pessoas da cidade e oferecer cultura de uma forma gratuita. Mas percebemos que isso também deveria se estender às crianças”, conta Daniel Moral, um dos idealizadores do projeto junto com o irmão e sócio, André.

O trailer foi especialmente desenvolvido para acomodar oito crianças entre 2 e 8 anos. Além de ter uma estrutura bem atraente, com arte do grafiteiro Tinho, o espaço garante conforto para que elas aproveitem desde cedo uma atividade que une diversão saudável, cultura e cidadania. O ponto de partida do percurso é o Hotel Ibis da  avenida Paulista. É recomendado chegar meia hora antes ao local, que possui estacionamento e banheiros para que a criançada realize uma parada estratégica antes de começar o trajeto, de aproximadamente uma hora. Para cada criança inscrita, o Bike Kids reserva uma bicicleta convencional para que um responsável possa acompanhá-la.

O trailer começou a funcionar em outubro de 2015 e nesse período já contou com a participação de 700 meninos e meninas. Eles também são bem-vindos nas outras seis rotas do Bike Tour SP, que contam com doze bicicletas aro 24 (crianças entre 10 e 14 anos) e cadeirinhas infantis. ”Desde sua criação, essas opções têm sido muito procuradas por pessoas que querem oferecer aos filhos uma atividade de lazer que fuja um pouco do ambiente tecnológico e estimule a convivência ao ar livre”, explica Moral.

Em todos os casos, o passeio é gratuito e os equipamentos utilizados, como os audioguias e capacetes, são fornecidos pelo projeto. Basta se inscrever no site e garantir uma vaga. Como contrapartida, a iniciativa, que tem um caráter social, pede a doação de 2 Kg de alimento não perecível por participante. A arrecadação é encaminhada ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, que ajuda mais de 300 famílias carentes na cidade e no Vale do Ribeira, e ao Clube de Esperança Nova Aurora, que dá apoio a adultos e crianças em situação de rua que vivem na região da Cracolândia.

Além de fazer o bem, a proposta incentiva as crianças a tomarem um gostinho especial por um meio de transporte ecológico e prático, ao mesmo tempo em que vivenciam a cidade, curtem um momento em família e obtém conhecimento de um forma prazerosa e agradável. E o melhor de tudo é que se gostarem, a atividade pode ser repetida mesmo depois da volta às aulas!

Sobre o Bike Tour

O Bike Tour surgiu em 2013, com o objetivo de apresentar a cidade por meio da bicicleta, incentivando a cultura e a mobilidade urbana. Mais de 18 mil pessoas já tiveram a chance de descobrir, ou até mesmo redescobrir São Paulo, acompanhadas de monitores e audioguias acoplados no capacete com informações sobre os pontos visitados (em português e inglês). A iniciativa conta com mais de 100 bicicletas, hand bikes, para pessoas com mobilidade reduzida, e sete roteiros que podem ser realizados aos sábados ou domingos (Centro Histórico, Centro Novo, Paulista, Vila Madalena, Avenida Faria Lima, Parque do Ibirapuera e Jardim das Perdizes).

Serviço

Saída - Em frente ao Hotel Ibis - Av. Paulista, 2355, Bela Vista
Data e horário - aos domingos, das 10h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30
Inscrições - www.biketoursp.com.br
Valor - Doação de 2 kg de alimento não perecível por pessoa

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro